O Sindacs-AL reforça sua atuação em defesa dos direitos da categoria. Na terça-feira (9), o diretor executivo, José Vieira, protocolou um ofício na Prefeitura de Teotônio Vilela solicitando uma reunião com o prefeito Pedro Henrique e com a secretária Municipal de Saúde, Izabelle Monteiro. O objetivo é discutir pautas essenciais para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias (ACS e ACE).
Entre os pontos apresentados, destacam-se o cumprimento da Lei Municipal nº 006, de 11 de março de 2025, referente ao incentivo do componente de qualidade (Portaria nº 3493/2024), e o repasse do incentivo adicional, conforme previsto na mesma lei. Além disso, a pauta inclui o repasse do incentivo anual (PQAVS), o fornecimento de protetor solar e fardamento, e a entrega do kit para os agentes de combate às endemias que participaram do curso "Saúde com Agente".
A reivindicação mais recente e de grande importância é o cumprimento da Lei Federal nº 15.014/2024, que assegura a indenização pelo uso de veículo próprio por ACS e ACE. A luta do Sindacs-AL é fundamental para garantir o reconhecimento e a valorização desses profissionais, que são a linha de frente da saúde básica, levando cuidado e prevenção à população.
"A nossa busca é por diálogo e soluções. Protocolamos a solicitação para que a gestão municipal possa nos receber e esclarecer esses pontos, que são necessários para a dignidade e o trabalho dos nossos agentes", afirmou Veira.
