quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Sindacs-AL atua para garantir repasse de recursos aos agentes comunitários de saúde de Maceió

 Sindicato protocolou requerimento na Prefeitura de Maceió e intensifica a luta pela regulamentação do repasse federal para a categoria


O Sindacs-AL reforçou sua atuação em defesa dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias, ao protocolar nesta quinta-feira (04), um requerimento junto à Prefeitura Municipal de Maceió, cobrando a regulamentação do repasse de verbas federais destinadas aos profissionais que atuam nas equipes de Saúde da Família (eSF). 


A medida é uma ação às novas regras contidas na Portaria GM/MS Nº 6.907/2025, que vincula a transferência de recursos federais à transparência e à correta aplicação da verba. As mudanças propostas pela portaria busca aprimorar o monitoramento das equipes, incluindo as de Saúde da Família (eSF), Atenção Primária (eAP) e, de forma direta, o trabalho dos ACS e ACE. 



O diretor executivo, Fernando Cândido, explica a necessidade da gestão municipal formalizar o processo de repasse para que o dinheiro chegue efetivamente aos profissionais, evitando desvios ou retenções indevidas.


“A prefeitura precisa regulamentar esse repasse para que não haja dúvidas e, principalmente, para que os trabalhadores sejam devidamente valorizados. Estamos acompanhando de perto todo o trâmite do processo administrativo, para que esse dinheiro que vem do Governo Federal com uma destinação específica seja empregado corretamente”, ressalta. 



O Sindacs-AL segue na luta para garantir que os direitos da categoria sejam respeitados e que o trabalho dos ACS e ACE seja valorizado pela sua imensa importância para a saúde da população.