quinta-feira, 24 de julho de 2025

Sindacs-AL cobra incentivo de final de ano e melhorias em Porto de Pedras

 Alex Silva, Benedita Paulino e Ivaldete Gomes se reuniram com coordenadora da Atenção Básica


O vice-presidente do Sindacs-AL, Alex Silva, a diretora Benedita Paulino, e a agente Ivaldete Gomes, cobraram a resolução de diversas demandas dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Porto de Pedras durante uma reunião com a coordenadora da Atenção Básica, Ledja Costa, na terça-feira (22). 


Um dos principais pontos da pauta foi o incentivo financeiro de final de ano para os agentes. O Sindacs-AL confirmou que o projeto de lei referente a esse benefício está pronto, aguardando o envio do Poder Executivo Municipal para aprovação pelo Poder Legislativo. A proposta defendida pela entidade é que a divisão dos recursos seja de 60% para os trabalhadores e 40% para a gestão, um modelo que garante maior retorno financeiro para os profissionais que se dedicam diariamente à saúde da população.

"A garantia do incentivo de final de ano é uma forma de reconhecer o trabalho incansável dos nossos agentes. Eles são a linha de frente da saúde, e é justo que sejam valorizados por isso", ressaltou Alex Silva. 

Outra pauta relevante discutida na reunião foi o novo financiamento da Atenção Básica, tema necessário para a sustentabilidade das ações de saúde no município. Além disso, foram reiteradas as cobranças por fardamento com proteção UV, crachá de identificação e protetor solar. Embora o município repasse R$ 40,00 para cada agente referente ao protetor solar, o Sindacs-AL solicitou a atualização do valor, argumentando que o montante atual não cobre os custos reais do item, essencial para a proteção dos trabalhadores expostos ao sol durante suas atividades.

O Sindacs-AL reafirma seu compromisso em continuar lutando por melhores condições de trabalho e valorização para os ACS e ACE de Porto de Pedras, e de todo o estado de Alagoas, reconhecendo a importância desses profissionais para a saúde  da população.