Rateio do PQA-VS e do incentivo do novo financiamento discutidos com gestores municipais
O Programa de Qualificação da Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) foi pauta de uma reunião na última sexta-feira (4), entre os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias e os gestores públicos de Messias.
O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e os diretores Manoel Sarmento e Sérgio Leandro estiveram junto a uma comissão de ACSs e ACEs e o diretor municipal Marcelo para conversar sobre a criação e o rateio do PQA-VS e sobre o rateio do novo financiamento da Atenção Básica, que é o Incentivo Financeiro Anual (IFA), com o secretário municipal de Administração e Finanças, Hugo, a coordenadora Michele, e os técnicos e contador, Marcelo e Wagner.
De acordo com Nelson Cordeiro a reunião foi ótima e definiu alguns pontos importantes, como o pagamento do rateio do PQA-VS, o envio da lei do PQA-VS para à Câmara de Vereadores, o rateio do incentivo de qualidade do novo financiamento da Atenção Básica e a elaboração da lei do incentivo de qualidade, baseada nos indicadores do Ministério da Saúde. “Avançamos em todas as pautas e vamos continuar na luta pela garantia da efetivação de todos os direitos dos agentes de Messias”, ressaltou.
O tema será discutido novamente na próxima reunião, quando a proposta de lei será apresentada e encaminhada à Câmara de Vereadores.