Piso salarial nacional da categoria passa a ser de R$3.036,00
Nesta sexta-feira (10), o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, protocolou na Prefeitura Municipal de Maceió, um ofício solicitando a atualização da remuneração dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias (ACSs e ACEs) para R$3.036,00. O valor contempla o piso salarial nacional de dois salários mínimos, de acordo com a Emenda Constitucional 120/2022.
Apesar desta solicitação, Nelson Cordeiro reafirma o compromisso do Sindacs-AL na luta pela implantação do piso salarial nacional como vencimento inicial do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos ACS e ACE de Maceió. “Somos parte integrante do Movimento Unificado pelo Piso Salarial dos ACS e ACE de Maceió e vamos continuar lutando até conquistar que a legislação federal seja cumprida e que a categoria seja de fato valorizada”, ressaltou.
São cerca de 1.200 ACSs e ACEs de Maceió prejudicados com a falta de valorização da carreira pelo Município, que desde 2022 não cumpre a legislação federal. "A falta de valorização desmotiva os profissionais e compromete a qualidade dos serviços públicos”, finalizou Nelson.