terça-feira, 6 de agosto de 2024

Sindacs-AL e Fenasce presentes na reunião da mesa Diretora do Conselho Nacional de Saúde

 Evento envolveu presidentes e secretários(as) executivos(as) dos conselhos estaduais e municipais de saúde do Brasil para discutir o fortalecimento do controle social


O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas (CES-AL), Alex Silva, que também integra a diretoria do Sindacs-AL que é representada pela Fenasce, representou Alagoas durante a reunião da mesa diretora do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O encontro, realizado na segunda-feira (5), no auditório da Fiocruz, no Campus Universitário Darcy Ribeiro, em Brasília, contou com a participação de presidentes e secretários executivos dos conselhos estaduais e municipais de saúde.

O evento abordou as atividades dos conselhos e os desafios para alinhar as ações e qualificar o controle social no Brasil. Alex Silva defendeu a valorização dos trabalhadores da saúde e destacou a importância de um amplo debate sobre a saúde pública. 

“O CES-AL mantém um grande diálogo com a sociedade e presta contas sobre suas atividades, que incluem temas como violência contra a mulher, Tratamento Fora de Domicílio (TFD), neurologia, regulação e muitos outros. Além disso, precisamos lutar contra gestores públicos que ocupam cargos apenas por status. Não é tarefa fácil, mas fazemos isso em prol de uma prestação de serviço à saúde eficiente e adequada para a população alagoana”, enfatizou.

Após os debates, o CNS lançou a Carta de Saúde Pública às Eleições Municipais de 2024, um documento elaborado em parceria com o Fórum Direito Humano à Saúde, que está aberto para adesão da sociedade. Para assinar, acesse este link.

Outro ponto discutido na reunião foi a apresentação da agenda política do CNS, que inclui a resolução sobre participação social aprovada na 77ª Assembleia Mundial de Saúde, realizada em maio em Genebra, além da organização e realização da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES) e da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT). As etapas nacionais dessas conferências estão programadas para dezembro de 2024 e julho de 2025, respectivamente.