Nelson Cordeiro e Manoel Sarmento pautaram diversos assuntos da categoria
O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e o diretor executivo, Manoel Sarmento, se reuniram com os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de São José da Laje, nesta sexta-feira (26), para tratar de diversas pautas, em especial o incentivo financeiro anual e o adicional de insalubridade.
O Município realiza o pagamento do incentivo financeiro de final de ano, mas o benefício ainda não é regulamentado por lei municipal, como em outras cidades. Para Nelson Cordeiro é fundamental que a prefeita Angela Vanessa envie um projeto de lei para a Câmara Municipal aprovar. "Quando existe a regulamentação por lei o incentivo vira um direito adquirido do trabalhador e com isso, ninguém pode deixar de realizar este repasse que é tão imporante para a valorização dos ACS's e ACE's", ressaltou.
Outro ponto de pauta da reunião foi o adicional de insalubridade, que está sendo pago com base no salário mínimo vigente. Manoel Sarmento explica que é necessário conversar com a gestão e explicar sobre a Emenda Constitucional 120/2022, que regulamenta o piso da categoria para regularizar o pagamento da insalubridade. "O adicional de insalubridade dos agentes devem ser com base no piso salarial nacional, que é de dois salários mínimos", relatou.
Ao fim da reunião, os dirigentes sindicais e os trabalhadores encaminharam como próximas ações agendar uma reunião com a prefeita para falar sobre a o adicional de insalubridade, o Projeto de Lei sobre o incentivo financeiro anual e outros assuntos de interesse da categoria.