Diretor executivo do Sindacs-AL esteve reunido com representantes sindicais e secretário Municipal de Gestão na sexta-feira (24)
O diretor executivo do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), Fernando Cândido, participou da reunião da mesa de negociação da data-base do Município de Maceió, na sexta-feira (24), na sede da Secretaria Municipal de Gestão de Maceió (Semge), no Centro. O secretário Municipal de Gestão, Ivan Carvalho, apresentou uma proposta de 6% de reajuste salarial para 2023, com pagamento para julho.
Além de Fernando Cândido, participaram da ocasião representantes de outros sindicatos representativos dos servidores públicos municipais de Maceió, que em unanimidade rejeitaram a proposta.
De acordo com o diretor do Sindacs-AL os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias estão em dois embates com o Município. O primeiro é referente a reestruturação do Plano de Cargos e Carreira (PCC) para contemplar o piso salarial nacional da categoria como remuneração base e o outro é a data-base.
Fernando aproveitou a oportunidade para cobrar a implantação do piso salarial nacional dos agentes de saúde e de combate às endemias como vencimento inicial na carreira da categoria. “Solicitamos esta pauta do secretário e ele agendou uma reunião para próxima quarta-feira, para tratar especificamente essa questão”, relatou.
Os representantes das entidades sindicais também alertaram para condições inadequadas de trabalho e provocaram o secretário de Economia para estudar e aperfeiçoar a proposta face a contraproposta do sindicato. A posição da Prefeitura Municipal de Maceió ser formalizada em uma nova reunião marcada para o dia 31 de março.