Durante nova audiência de conciliação, na manhã desta quarta-feira-feira (09), Prefeitura pediu mais prazo para avaliar reivindicação da categoria
Na manhã desta quarta-feira (09), agentes de combate às endemias marcaram presença massiva em frente ao Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), onde aconteceu uma nova audiência de conciliação entre representantes do Movimento Unificado dos Agentes de Saúde de Maceió e da Prefeitura Municipal, sobre a implantação do piso salarial da categoria.
Desde o início da greve, no dia 13 de setembro, esse foi o segundo encontro formal entre as partes na tentativa de chegar a um acordo. Até o presente momento, a Prefeitura Municipal de Maceió não formalizou uma proposta e pediu um novo prazo de 15 dias para avaliar a reivindicação dos trabalhadores.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Maceió (Sindacs-AL), Fernando Candido, apesar de o prazo solicitado não ser razoável, é importante que a categoria continue aberta às tentativas de conciliação. “Embora a greve seja um direito constitucional, só podemos exercer esse direito quando não há logro nas negociações”, comentou.
A solicitação da Prefeitura foi acatada pelo Movimento Unificado e uma nova audiência de conciliação foi agendada para o dia 22 de outubro às 11h, no TJ-AL. Até lá a greve será mantida, mas nenhum ato será realizado.
A paralisação parcial das atividades está relacionada ao não cumprimento da implantação do piso salarial em Maceió, com base na Lei Federal 13.708/18.