quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

SINDACS garante compromisso do Prefeito de Olho D’água Grande para com os direitos dos ACSs e ACEs do município.


Implantação imediata do reajuste do piso salarial nacional, do PMAQ e do PCC da Saúde, além da correção do adicional insalubridade e pagamento do incentivo anual, pautou o encontro.

Por: Assessoria

O SINDACS – Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas, representado pelo seu diretor Nelson Cordeiro e do coordenador municipal Manoel, se reuniu nesta quarta-feira (23) com o prefeito Zé Adelson de Olho D`água Grande, a Secretária de Saúde Maria Vieira de Melo e a coordenação do PSF, para tratar de assuntos referentes aos direitos dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) do município. Em pauta, a Implantação imediata do reajuste do piso salarial nacional, do PMAQ e do PCC da Saúde, além da correção do adicional insalubridade e pagamento incentivo anual.

A reunião teve início, com o diretor Nelson Cordeiro cobrando do gestor a imediata implantação do reajuste do piso salarial nacional da categoria de R$ 1.250,00 (Mil e duzentos e cinquenta reais) agora em Janeiro, conforme determina a lei 13.708 de 14 de Agosto de 2018. Logo em seguida, Nelson também reivindicou a correção do adicional insalubridade que vem sendo pago aos ACS e ACE com base no salário mínimo vigente quanto deveria ser pago conforme o piso nacional da categoria. Após ouvir atentamente a reivindicação do dirigente sindical, o Prefeito Zé Adelson se comprometeu para com o reajuste do piso salarial nacional dos ACS e ACE, bem como de corrigir o adicional insalubridade conforme o piso salarial da categoria e não mais pelo salário mínimo. Já sobre o a implantação do PMAQ - (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica) o gestor garantiu o repasse de 50% dos recursos para pagamento dos servidores e 50% para melhorias da qualidade na Atenção Básica).

Diante da boa vontade do gestor, ao fazer a defesa de mais dois direitos da categoria; o adicional incentivo anual e o PCC – (Plano de Cargos e Carreira), Nelson argumentou que o adicional incentivo é repassado anualmente pelo Ministério da Saúde e que seu repasse aos ACS e ACE já é uma realidade em vários municípios do estado graças ao avanço do sindicato nas negociações com os gestores sensíveis a causa. Neste ponto, o prefeito disse que providenciará estudos de viabilidade financeira, que havendo possibilidade de implantação o repasse deve ser feito, mesma argumentação usada pelo gestor para com o PCC da Saúde, defendido pelo SINDACS como um dos melhores instrumentos de valorização dos servidores.

A reunião foi finalizada com os agradecimentos do dirigente sindical ao prefeito e toda equipe pela recepção e compromisso firmado com os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias do município.