terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Presidente do SINDACS-AL participa de reunião do Conselho Municipal de Saúde de Murici e pauta direitos dos Agentes comunitários de saúde e de endemias.


Regulamentação da Lei de incentivo de final de ano, reajuste do piso salarial nacional e a isonomia no pagamento dos recursos do PMAQ entre os profissionais de nível médio e superior foram os temas abordados durante o encontro.

Por: Assessoria

O Presidente do SINDACS-AL Fernando Cândido, juntamente com o diretor executivo Manoel Sarmento e a diretora municipal Isabel Taviano, participaram na manhã dessa terça-feira (29) da reunião do Conselho Municipal de Saúde de Murici na sede da Secretaria de Saúde. Na pauta, dentre outros assuntos, a regulamentação do repasse do incentivo de final de ano para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE), reajuste do piso salarial nacional da categoria e isonomia no rateio dos recursos do PMAQ destinados aos profissionais da Equipe de Saúde da Família.

Ao fazer uso da palavra, o presidente Fernando Cândido lembrou que Murici é um dos poucos municípios do estado de Alagoas que garante aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) o incentivo de final de ano, contudo, não tem contemplado os Agentes Comunitários de Endemias (ACE), além do adicional não está regulamentado por lei. Já com relação ao reajuste do piso salarial nacional, o Presidente do SINDACS-AL, ressaltou que a gestão já sinalizou que irá pagar, e que, portanto, a deliberação de uma recomendação por parte do Conselho sedimentaria o pleito. 

Sobre a isonomia no rateio do incentivo do PMAQ, Fernando esclareceu que o Secretário da época, em um gesto nobre, garantiu que parte do recurso do PMAQ fosse repassado para os trabalhadores, no entanto, não há isonomia no rateio desses recursos entre o nível médio e superior.

A reunião foi encerrada com a deliberação de convocação de uma 
reunião extraordinária devido à ausência do Secretário Municipal de Saúde Everton Cardozo, atual presidente do Conselho.