segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Reajuste salarial dos agentes de endemias de Maceió foi discutido em audiência pública

Com presença expressiva da categoria na Câmara dos Vereadores, Sindacs-AL, Movimento Unificado dos Agentes de Saúde de Maceió e outras lideranças, defenderam a implantação do piso salarial nacional, nessa segunda-feira (02)

Por Américo Cavalcante

O reajuste salarial dos agentes de combate às endemias de Maceió foi discutido em audiência pública na manhã dessa segunda-feira (02), com a presença expressiva da categoria na Câmara de Vereadores. O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL) junto ao Movimento Unificado dos Agentes de Saúde de Maceió, vêm cobrando dos gestores municipais um posicionamento que pode unificar o piso salarial com o praticado nacionalmente. 
Na ocasião, estiveram presentes nomes de
Presidente do Sindacs-AL, Fernando Candido
referência no assunto, como o promotor de justiça representante do Ministério Público, Dr. Paulo Henrique, que contribuiu com o debate e se prontificou a abrir um procedimento administrativo para investigar o que está dificultando a implantação do reajuste; o defensor público, Dr. Othoniel Pinheiro, que já entrou anteriormente com uma ação contra o município para que o piso seja implantado; o propositor da audiência, vereador Francisco Sales, que pretende cobrar a prestação de contas dos recursos federais que deveriam ser repassados para o pagamento do piso; além do presidente do Sindacs-AL e outras lideranças sindicais.
Atualmente, os agentes de combate às endemias de Maceió recebem um vencimento de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), valor abaixo do praticado nacionalmente, que é de R$ 1.250,00 (mil duzentos e cinquenta reais). A mudança desse cenário já vem sendo amplamente debatida, sem grandes avanços por parte da prefeitura. 
Ficou definido que a Câmara dos Vereadores de Maceió encaminhará a ata da audiência para o
Audiência contou com presença expressiva da categoria
Secretário Municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, e para o Secretário de Gestão, Reinaldo Braga, com todas as reivindicações colocadas em pauta. A defensoria pública, por intermédio do Dr. Othoniel Pinheiro, se prontificou a cobrar agilidade na sentença das ações judiciais referentes ao reajuste já existentes. 
O Sindacs-AL e o Movimento Unificado dos Agentes de Saúde de Maceió continuarão acompanhando todos os trâmites para a execução de um projeto de lei que garanta o piso salarial nacional da categoria em Maceió. Como forma de reforçar o pedido de agilidade na demanda da categoria, será realizada uma mobilização na próxima sexta-feira às 09h, em frente à Secretaria Municipal de Gestão.
Caso não haja avanços, novas medidas deverão ser tomadas para que os direitos dos trabalhadores sejam garantidos.