sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Agentes de endemias de Maceió fazem ato por implantação de piso salarial unificado


Movimento Unificado dos Agentes de Saúde de Maceió e trabalhadores se reuniram em frente à Secretaria Municipal de Finanças para reivindicar direitos da categoria


Por Américo Cavalcante


O Movimento Unificado dos Agentes de Saúde de Maceió vem reivindicando uma definição da Prefeitura Municipal em relação à implantação do piso salarial nacional para os agentes de endemias. Como forma de reforçar a necessidade da abertura do diálogo para garantir os direitos dos trabalhadores, foi realizado, nesta sexta-feira (06), um ato em frente à Secretaria Municipal de Finanças. 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de
Presidente do Sindacs-AL, Fernando Candido
Alagoas (Sindacs-AL), Fernando Candido, a comunicação com os gestores públicos está esbarrando em dificuldades e a negociação não está avançando. “O que existe é uma má vontade política, pois eles não se dispõem a estabelecer uma mesa de negociação para que a gente possa ver a melhor forma de resolver esse impasse”, afirmou durante seu discurso.

Durante uma audiência Pública, que aconteceu no dia 02 de setembro, ficou definido que a Câmara dos Vereadores de Maceió encaminhará as reivindicações da categoria para o Secretário Municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, e para o Secretário de Gestão, Reinaldo Braga. A defensoria pública, por intermédio do Dr. Othoniel Pinheiro, se prontificou a cobrar agilidade na sentença das ações judiciais já existentes. 

“A sociedade alagoana precisa saber que o Ministério Público Estadual já se manifestou favorável ao nosso piso salarial, inclusive em audiência pública assumiu o compromisso de abrir um procedimento investigativo para saber os motivos pelos quais o Prefeito não quer cumprir a legislação”, comentou Fernando Candido.

Categoria participa do ato em defesa da implantação do piso
Os agentes de combate às endemias da capital alagoana recebem atualmente R$ 1.100,00 em média, enquanto o piso salarial dos agentes de saúde em todo o Brasil é de R$ 1.250,00. Os representantes do movimento unificado vêm acompanhando todos os trâmites para a execução de um projeto de lei que garanta o piso salarial nacional da categoria em Maceió. Se não houver negociação, novas medidas serão tomadas e uma greve não está descartada.

MOVIMENTO UNIFICADO

O Movimento Unificado dos Agentes de Saúde de Alagoas é composto pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (SINDACS-AL), Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas (SINDAS), Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social - Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (SINDPREV-AL) e pela Associação dos Agentes de Combate às Endemias de Maceió (AACEM).