Diretor do Sindacs-AL agradece e destaca importância da união e da mobilização
terça-feira, 30 de setembro de 2025
Allan Pierre manifesta apoio a aposentadoria especial dos ACSs e ACEs
sexta-feira, 26 de setembro de 2025
Em Joaquim Gomes, trabalho do Sindacs-AL garante piso salarial nacional como vencimento base para os ACS e ACE
Câmara Municipal aprovou por unanimidade e prefeita Rita do Araça sanciona a lei que atualiza a tabela salarial da categoria para dois salários mínimos
quarta-feira, 24 de setembro de 2025
Sindacs-AL avança em negociações do PCCVR em Satuba e prefeito anuncia concurso público em todas as áreas
O Sindacs-AL realizou mais uma rodada de negociações em busca da aprovação do Plano de Cargos, Carreiras, Vencimentos e Remuneração (PCCVR) dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias no município de Satuba. Nesta quarta-feira (24), o presidente do sindicato, Nelson Cordeiro, esteve acompanhado dos diretores executivos Sérgio Leandro, Edvaldo Gonçalves e Manoel Sarmento, além de três agentes comunitários de saúde, se reuniram com o prefeito Júnior Tuter e o vereador Régis.
Durante o encontro, o prefeito Júnior Tuter surpreendeu ao anunciar que o município realizará um concurso público em todas as áreas e que o edital de licitação para a escolha da banca já está em fase final de preparação. A notícia foi recebida com entusiasmo pela diretoria do Sindacs-AL, que enxerga o concurso como uma forma de fortalecer o quadro de profissionais de saúde no município.
Ainda em pauta, ficou pendente a análise do impacto financeiro do PCCVR sobre os vencimentos dos ACS e ACE e o pagamento do incentivo financeiro de final de ano. "A reunião de hoje foi muito produtiva. O prefeito se mostrou receptivo às nossas demandas e o anúncio do concurso público é um passo importante para a valorização dos agentes. Sabemos da importância do nosso trabalho para a saúde da população, e o PCCVR é uma forma de reconhecer e valorizar essa dedicação," destacou Nelson Cordeiro.
O Sindacs-AL reafirma seu compromisso com a luta por melhores condições de trabalho e salários justos, e continuará acompanhando de perto a tramitação do PCCV em Satuba.
Sindacs-AL realiza seminário no Litoral Sul para debater pautas prioritárias de ACSs e ACEs
O evento, que acontece na sexta-feira (26) em Marechal Deodoro, busca fortalecer a luta dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias
O Sindacs-AL realiza, nesta sexta-feira (26), o Seminário Regional dos ACSs e ACEs do Litoral Sul.
O evento acontece no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Deodoro e tem como
principal objetivo capacitar e informar a categoria sobre as lutas prioritárias, incluindo o piso salarial e
a aposentadoria especial.
A programação começa às 8h com as inscrições e a abertura solene, marcada para às 9h. Entre os temas em destaque, estão o novo modelo de cofinanciamento do Piso da Atenção Primária, com a presença de um representante do Ministério da Saúde, e a palestra “Avanços e Perspectivas da Categoria”, ministrada pelo presidente do Sindacs-PE, Graciliano Gama.
A aposentadoria especial será amplamente debatida em palestra com o presidente da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (FENASCE), Luís Cláudio, e o especialista em direito previdenciário, Wladimir Fontes. A presença do deputado estadual Alexandre Ayres, do vereador de Maceió Allan Pierre, e do presidente da Câmara de Vereadores de Marechal Deodoro, Yuri Cortez, demonstra a importância da mobilização política para o avanço das pautas.
Para o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, o seminário serve para fortalecer a união e mostrar que os ACSs e ACEs, juntos, são mais fortes na defesa de seus direitos. “Somos a linha de frente da saúde no Brasil, e nosso trabalho precisa ser valorizado e reconhecido. Os agentes devem estar bem informados e mobilizados sobre seus direitos, para garantir que a luta por um piso justo e pela aposentadoria especial tenha êxito”.
Programação:
08:00h - Inscrições
09:00h- Abertura solene
10:00h - Palestra “Novo Modelo do Cofinanciamento do Piso da Atenção Primária”, com representante do Ministério da Saúde.
10:30h - Palestra “Avanços e Perspetivas da Categoria”, com o presidente do Sindacs-PE Graciliano Gama.
11:00h- Debate
11:30h- Palestra “Aposentadoria Especial”, com Luís Cláudio presidente da FENASCE e Dr. Wladimir Fontes especialista em direito previdenciário
12:00h- Debate
12:30h-almoço e encerramento.
terça-feira, 16 de setembro de 2025
Sindacs-AL participa de audiência pública sobre PEC 14/21 em Pernambuco
Evento reuniu ACSs e ACEs em defesa da aposentadoria especial da categoria
O Sindacs-Al marcou presença durante uma audiência pública sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/2021, que visa a criação de um Sistema de Proteção Social e Valorização para os ACS e ACE. O presidente Nelson Cordeiro, o diretor executivo Edvaldo Gonçalves, e diretores do Sindacs-AL e da Fenasce Adeilda Maria e Sérgio Leandro, participaram do evento, que aconteceu na segunda-feira (15), no auditório da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), em Recife (PE).
A PEC 14/21garante a aposentadoria especial após 25 anos de serviço, e também busca regulamentar o vínculo empregatício e assegurar a segurança jurídica e outros direitos trabalhistas. “A participação do Sindacs-AL na audiência reforça a luta pela aprovação da PEC 14/21, pela valorização da categoria e na melhoria das condições de trabalho para todos os ACS e ACE do Brasil”, destaca Nelson.
Após a instalação da comissão especial em junho de 2025, o relatório que define o texto da PEC14/21 foi finalizado em setembro, resultado de intensas negociações e audiências públicas. No entanto, o caminho para a aprovação ainda enfrenta desafios, como o financiamento e o impacto financeiro em algumas prefeituras. “O Sindacs-AL é protagonista na luta e segue com a Fenasce e outros sindicatos empenhado em encontrar soluções que atendam às necessidades dos agentes sem prejudicar os municípios”, explica Sérgio Leandro.
A aprovação da PEC 14/2021 representa um marco na valorização da categoria. O Sindacs-AL segue em negociação em Brasília, buscando o apoio político necessário e demonstrando a importância da PEC para o futuro de milhares de profissionais em todo o país.
terça-feira, 9 de setembro de 2025
ACS e ACE de União dos Palmares lutam pelo cumprimento do piso salarial
Sindacs-AL solicita reunião com Prefeitura de Teotônio Vilela para tratar de direitos de ACS e ACE
O Sindacs-AL reforça sua atuação em defesa dos direitos da categoria. Na terça-feira (9), o diretor executivo, José Vieira, protocolou um ofício na Prefeitura de Teotônio Vilela solicitando uma reunião com o prefeito Pedro Henrique e com a secretária Municipal de Saúde, Izabelle Monteiro. O objetivo é discutir pautas essenciais para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias (ACS e ACE).
Entre os pontos apresentados, destacam-se o cumprimento da Lei Municipal nº 006, de 11 de março de 2025, referente ao incentivo do componente de qualidade (Portaria nº 3493/2024), e o repasse do incentivo adicional, conforme previsto na mesma lei. Além disso, a pauta inclui o repasse do incentivo anual (PQAVS), o fornecimento de protetor solar e fardamento, e a entrega do kit para os agentes de combate às endemias que participaram do curso "Saúde com Agente".
A reivindicação mais recente e de grande importância é o cumprimento da Lei Federal nº 15.014/2024, que assegura a indenização pelo uso de veículo próprio por ACS e ACE. A luta do Sindacs-AL é fundamental para garantir o reconhecimento e a valorização desses profissionais, que são a linha de frente da saúde básica, levando cuidado e prevenção à população.
"A nossa busca é por diálogo e soluções. Protocolamos a solicitação para que a gestão municipal possa nos receber e esclarecer esses pontos, que são necessários para a dignidade e o trabalho dos nossos agentes", afirmou Veira.
sexta-feira, 5 de setembro de 2025
Sindacs-AL defende valorização salarial dos ACS e ACE de Murici
Nesta sexta-feira (05) o Sindacs-AL, por meio do diretor executivo Manoel Sarmento e da diretora estadual Isabel Otaviano, participou de uma reunião com gestores municipais de Murici para garantir a valorização dos profissionais que fazem parte das equipes de saúde da família (eSF), saúde bucal e eMulti. O momento contou com a presença dos secretários municipais de Saúde, de Finanças, de Administração; além do Procurador do Município, Dr. Salgueiro.
Além de defender o pagamento do incentivo anual e mensal de qualidade para as equipes de saúde, foi discutido o incentivo de produtividade para os agentes de endemias (PQAVS) e a reativação da participação dos agentes de saúde e endemias no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do município.
"A nossa presença em Murici demonstra o compromisso do Sindacs-AL em estar em cada município, lutando pelos direitos dos nossos companheiros. Não mediremos esforços para garantir que os incentivos e o PCCR sejam aplicados de forma justa, reconhecendo o trabalho incansável dos agentes", destacou Sarmento.
Sindacs-AL chega a Joaquim Gomes e reforça a luta por mais direitos para ACS e ACE
Presidente Nelson Cordeiro e diretores apresentaram o trabalho do sindicato e detalharam os direitos da categoria
O Sindacs-AL expandiu sua atuação e agora representa também a categoria no município de Joaquim Gomes. A chegada do sindicato foi marcada por uma reunião realizada na quinta-feira (4), com os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, o presidente Nelson Cordeiro, os diretores Manoel Sarmento, Sérgio Leandro e Lucas Moreira.
Durante o encontro, os dirigentes do Sindacs-AL apresentaram o trabalho da entidade e explicaram os direitos e deveres dos agentes. Nelson Cordeiro destacou a importância da união da categoria: “Nossa missão é defender os direitos dos ACS e ACE em todo o estado. Chegar a Joaquim Gomes e sermos tão bem recebidos mostra que nosso trabalho é reconhecido e que a categoria entende que a união é o caminho para conquistar mais avanços. Juntos, somos mais fortes”.
Na pauta, os diretores também abordaram a luta em nível nacional pela regulamentação da PEC 14/21, que busca assegurar a aposentadoria especial para os agentes; e explicou sobre todos os incentivos, que a categoria pode receber. A chegada do Sindacs-AL em Joaquim Gomes reforça o compromisso do sindicato em ampliar a defesa da categoria, garantindo que os direitos desses profissionais sejam respeitados e que sua atuação, de inestimável valor para a saúde pública, seja cada vez mais valorizada.
Em Anadia, Sindacs-AL contribui com conquista do pagamento de incentivo de qualidade
Após solicitações do Sindacs-AL, os agentes comunitários de saúde de Anadia irão receber o pagamento do componente de qualidade do Novo Financiamento da Atenção Primária. Nesta sexta-feira (5), o diretor executivo do Sindacs-AL, José Vieira, informou que o Município irá realizar o pagamento ainda esta semana.
A última etapa foi a deliberação da resolução do Conselho Municipal de Saúde, onde foi aprovado por unanimidade. Neste primeiro momento, será pago a parcela adicional no valor de 100%, distribuído em partes iguais entre os componentes das equipes da Atenção Primária, as demais parcelas poderão chegar até 80% dependendo da nota.
“O sindicato tem um papel fundamental nesta conquista. No dia 22 de julho estivemos em reunião com os gestores municipais para tratar sobre este recurso e outras demandas da categoria. Vamos continuar o trabalho de diálogo e a lutar por avanços na valorização da carreira dos trabalhadores”, destacou.
O agente comunitário de saúde é parte integrante da qualidade que o Componente de Qualidade visa reconhecer e recompensar e o Sindacs-AL segue avançando para garantir este benefício em todos os municípios alagoanos onde tem atuação.
quinta-feira, 4 de setembro de 2025
Sindacs-AL atua para garantir repasse de recursos aos agentes comunitários de saúde de Maceió
Sindicato protocolou requerimento na Prefeitura de Maceió e intensifica a luta pela regulamentação do repasse federal para a categoria
O Sindacs-AL reforçou sua atuação em defesa dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias, ao protocolar nesta quinta-feira (04), um requerimento junto à Prefeitura Municipal de Maceió, cobrando a regulamentação do repasse de verbas federais destinadas aos profissionais que atuam nas equipes de Saúde da Família (eSF).
A medida é uma ação às novas regras contidas na Portaria GM/MS Nº 6.907/2025, que vincula a transferência de recursos federais à transparência e à correta aplicação da verba. As mudanças propostas pela portaria busca aprimorar o monitoramento das equipes, incluindo as de Saúde da Família (eSF), Atenção Primária (eAP) e, de forma direta, o trabalho dos ACS e ACE.
O diretor executivo, Fernando Cândido, explica a necessidade da gestão municipal formalizar o processo de repasse para que o dinheiro chegue efetivamente aos profissionais, evitando desvios ou retenções indevidas.
“A prefeitura precisa regulamentar esse repasse para que não haja dúvidas e, principalmente, para que os trabalhadores sejam devidamente valorizados. Estamos acompanhando de perto todo o trâmite do processo administrativo, para que esse dinheiro que vem do Governo Federal com uma destinação específica seja empregado corretamente”, ressalta.
O Sindacs-AL segue na luta para garantir que os direitos da categoria sejam respeitados e que o trabalho dos ACS e ACE seja valorizado pela sua imensa importância para a saúde da população.