quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Sindacs-AL realiza Assembleia Geral em Colônia Leopoldina

 Além de discutir as principais pautas relacionadas aos ACSs e ACEs, dirigentes sindicais se reuniram com a secretária de Saúde do Município


O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, acompanhado dos diretores executivos, Manoel Sarmento e Sérgio Leandro, realizou uma Assembleia Geral com os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) de Colônia Leopoldina na quarta-feira (28). O sindicato debateu as principais pautas da categoria em níveis municipal, estadual e federal.

Os dirigentes sindicais compartilharam informações importantes sobre o novo financiamento da Atenção Primária à Saúde, as condições de insalubridade em grau máximo, a aposentadoria especial e o piso salarial de três salários mínimos para quem concluir o curso técnico do programa Mais Saúde com Agente, do Ministério da Saúde.

Em relação aos ACEs, Nelson Cordeiro destacou que o Sindacs-AL está empenhado em garantir a destinação de recursos federais oriundos do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS). “Estamos lutando para que, a nível municipal e estadual, os agentes de combate às endemias recebam este recurso que vem do Governo Federal”, afirmou.

Manoel Sarmento ressaltou que, com a proximidade do fim do ano, o sindicato já elaborou um ofício referente ao incentivo financeiro de final de ano dos agentes. “Apesar do município já ter legislação que trata do repasse de recursos, o sindicato vai entregar um ofício para a gestão com o objetivo de agilizar o pagamento aos ACS e ACE”, destacou.

Durante a assembleia, Nelson, Manoel e Sérgio entregaram aos agentes o "Caderno do Agente Saúde", criado pelo Sindacs-AL para organizar informações sobre medicações, estado clínico e outros assuntos relevantes relacionados aos atendimentos realizados pelos servidores. Os dirigentes também presentearam a agente comunitária Patrícia, aniversariante de setembro, que foi premiada na campanha "Aniversariantes do Mês Sindacs-AL".

Após a conversa com a categoria, o presidente e os diretores se reuniram com a secretária municipal de Saúde, Elisangela Prazinho, a coordenadora do PSF, Fátima Suica, e a coordenadora de Endemias, Flávia, para discutir os assuntos abordados na reunião, especialmente o incentivo financeiro de final de ano.