terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Sindacs-AL luta por aumento do grau de insalubridade para os ACS’s e ACE’s de Cacimbinhas

 Município paga apenas 10% do adicional de insalubridade para os agentes




Durante uma reunião com os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias (ACS’s e ACE’s) de Cacimbinhas na sexta-feira (23), o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, alinhou estratégias de luta com a categoria para aumentar o grau do adicional de insalubridade para os agentes, que hoje recebem apenas 10%. 

Além de uma participação expressiva dos agentes, estiveram presentes durante a reunião a diretora municipal do Sindacs-AL de Palmeira dos Índios, Janaína Wandeley, a diretora municipal de Cacimbinhas, Vanessia Cordeiro, o vereador de Major Izidoro e ACS, Nildo Felix.  

Nelson explicou todas as bandeiras de luta do sindicato, como é o caso do piso salarial de três salários mínimos para os ACS’s e ACE’s, com formação em curso técnico nas respectivas áreas. “Nosso trabalho está sendo realizado tanto nos municípios, como no Estado e no Governo Federal, pois entendemos a importância da valorização da carreira da categoria”, ressaltou. 

Sobre a insalubridade paga em Cacimbinhas ele enfatizou a necessidade da gestão municipal observar o laudo pericial, que define se os trabalhadores tem direito ao adicional de insalubridade por meio do fator de exposição. “O grau pode variar entre 10%, 20% e 40%. A maioria dos municípios pagam os 20%, pois os ACS e ACE são classificados em grau médio”, relatou. 

Ficou definido que será encaminhado um ofício para o prefeito Hugo Wanderley realizar a caracterização e classificação da insalubridade por meio de laudo técnico.

Por fim as diretoras municipais e o vereador de Major Izidoro explicaram a importância da filiação ao Sindacs-AL para fazer com que a luta pela melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, conquistando grande número de adeptos e novas filiações.