quarta-feira, 9 de setembro de 2020

SINDACS-AL participa de ato em defesa do 13° salário dos servidores públicos de Maceió

 

Mobilização reuniu lideranças sindicais e trabalhadores na Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (09)


    Com o objetivo de manter o conjunto de servidores mobilizados em defesa do pagamento do 13° salário e sensibilizar o prefeito Rui Palmeira para o cumprimento da legislação, o Movimento Unificado dos Servidores Públicos de Maceió, composto por lideranças sindicais, e um expressivo número de trabalhadores, se reuniram na porta da Câmara de Vereadores na tarde desta quarta-feira (09). O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (SINDACS-AL) marcou presença e convocou as categorias dos ACSs e ACEs para participarem do ato.


    Embasado na proposta de contenção de despezas estabelecida por conta da queda na arrecadação do município no período de pandemia da Covid-19, o prefeito Rui Palmeira suspendeu o pagamento do 13° salário dos servidores em março deste ano. A iniciativa tem prejudicado os trabalhadores que contam com essa renda, sobretudo no momento de crise financeira e de saúde pública que o mundo vem enfrentando.


    De acordo com Nelson Cordeiro, que é diretor do SINDACS-AL, os manifestantes foram proibidos de entrar no local, mas os representantes sindicais devem ser recebidos já na próxima quinta-feira (10) do pelo líder do governo na Câmara, vereador Samyr Malta, e pelo presidente da casa, vereador Kelmann Vieira, para discutir as reivindicações do conjunto de servidores. 


    "Os representantes sindicais serão ouvidos amanhã, mas também contamos com a presença das nossas bases, que são os servidores, para que juntos possamos unir forças em defesa dos nossos direitos", afirmou Nelson. 


    O SINDACS-AL reforça que a suspensão do benefício é ilegal, pois o 13° salário está previsto na Lei Municipal N° 5.470 de 2005, além de ser um direito assegurado pela Constituição Federal.