Encaminhamento das demandas foi debatida durante reunião entre dirigentes e secretário municipal de Saúde
O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e os diretores executivos do Sindacs-AL, Fernando Cândido e Sérgio Leandro, se reuniram com o secretário municipal de Saúde, Sinval Clemente, na sexta-feira (20), para dar continuidade às tratativas a respeito da efetivação com base na Emenda Constitucional 51/2006, tramitação nos processos de reavaliação do incentivo de final de ano e formalização da comissão de avaliação do incentivo de final de ano.
De acordo com Fernando Cândido a reunião foi muito positiva. “ Todas as demandas estão sendo encaminhadas pela gestão municipal. O secretário afirmou que publicará a portaria nomeando a comissão de avaliação do incentivo de final de ano e que analisará o processo administrativo de efetivação de uma agente comunitária de saúde, com base na EC 51, e que vai despachar o processo administrativo de reavaliação do incentivo de final de ano”, explicou.
O secretário de Saúde contou que o incentivo de final de ano terá como referencial no mínimo 500 pessoas cadastradas, apesar da legislação dispor que cada agente comunitário de saúde deve atender até 750 pessoas. Sinval também ponderou sobre as localidades que os agentes atuam, que quem não conseguir realizar a quantidade de números de cadastros devem justificar por escrito para a Secretaria Municipal de Saúde.
Nelson Cordeiro destacou a importância do diálogo com o Município para conquistar avanços na carreira da categoria. “É por meio de um trabalho sério, de respeito e diálogo, que conseguimos conquistar a melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores e avançar na valorização da carreira dos ACSs e ACEs”, ressaltou.
O secretário ainda atendeu a solicitação do sindicato em liberar o ponto de todos agentes comunitários e de combate às endemias no próximo dia 04/10, pois o sindicato pretende fazer um café da manhã com a categoria em alusão ao Dia Nacional dos ACS e ACE. Uma nova reunião será agendada para apresentação do impacto financeiro da implantação das progressões por título e para divulgar o possível calendário de implementação das referidas progressão.