quarta-feira, 6 de março de 2024

Violência contra a mulher é pauta da 242ª Reunião Ordinária do CES/AL

 Alex Silva ressalta importância do acolhimento às mulheres e de estratégias de prevenção à violência

,

A violência contra a mulher foi tema central da 242ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas (CES/AL), realizada na manhã desta quarta-feira (6), no auditório da antiga Universidade Tiradentes, em Cruz das Almas. O evento reuniu diversos setores públicos, sociedade civil organizada e controle externo.

O vice-presidente do CES/AL, Alex Silva, passou a coordenação da reunião para as mulheres, que integraram a mesa diretora. Para ele todas as mulheres desempenham um papel fundamental na sociedade e devem ser respeitadas.  

“É necessário que todas as mulheres tenham um espaço de voz para falar sobre as dificuldades enfrentadas no seu dia a dia e o que é necessário ser feito, por parte dos cidadãos e do poder público, para que os problemas diminuam ou acabem de vez”, ressaltou Alex.

Na perspectiva das agentes comunitárias de saúde e de combate às endemias, a violência é um problema sério, que pode além de afetar a integridade física, psíquica e social da mulher, também provoca um problema de saúde coletivo, que demanda políticas públicas eficazes. “É necessário, que toda mulher seja acolhida e tenha sua segurança como prioridade. Mais importante ainda são estratégias e ações de prevenção à violência”, ressaltou.