terça-feira, 26 de março de 2024

Fernando Cândido fala sobre avanços e conquistas dos ACS’s e ACE’s em evento na Paraíba

 Participação do diretor do Sindacs-AL resgata legislação que beneficia categoria e pautas prioritárias da Fenasce


O diretor do Sindacs-AL e da Fenasce, Fernando Cândido, proferiu palestra durante o 2º Encontro Regional dos ACS’s e ACE’s da região do Curimataú e Seridó Paraibano, que aconteceu nesta terça-feira (26), no Auditório Municipal Dijailma de Lima Vasconcelos, em Picuí. O evento promovido pelo Sindicato dos Servidores e Servidoras Públicos Municipais do Curimataú e Seridó Paraibano (Sinpuc), contou com a participação do presidente da CUT-PB, Tião Santos, e do presidente do Sinpuc, Janiel Dantas.

Fernando Cândido fez um resgate da promulgação da lei que estabelece os agentes como profissionais da saúde, também falou sobre a emenda constitucional 120, de 20 de maio de 2022, e explanou a respeito da política de valorização do salário mínimo e da atualização da tabela do imposto de renda. “Essas duas questões estão relacionadas com a categoria, uma vez que o nosso piso salarial nacional é de dois salários mínimos. Então, esse é um assunto necessário a ser abordado e deve ser entendido por todos”, explicou.

Outra questão debatida por Fernando foram as principais bandeiras de luta, que foram traçadas na reunião da Fenasce, em Brasília, como: o aumento do adicional de insalubridade para 40%, o aumento do piso salarial nacional em três salários mínimos para quem tem curso técnico e a aposentadoria especial.