terça-feira, 12 de março de 2024

ACS’s e ACE’s de Pilar realizam Assembleia Geral e não descartam Greve Geral

 Categoria quer o piso salarial nacional como vencimento inicial no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração


Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Pilar não descartaram a greve geral durante Assembleia Geral realizada na manhã desta terça-feira (12), no Cine Pilarense. A categoria solicita a adição do piso salarial nacional de dois salários mínimos como vencimento inicial na carreira dos ACS e ACE, no projeto de lei do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração, que está sendo alterado pelo prefeito Renato Filho.

O evento promovido pelo Sindacs-AL contou com a participação dos diretores executivos Fernando Cândido, Edvaldo Gonçalves e Xandinho; da diretora municipal Janete e dos vereadores Thais Canuto, Marcos Cachoeira, Joeli Lopes, Júnior de Dr. José e Biu Barros. Os parlamentares se colocaram à disposição para contribuir com a valorização da carreira dos agentes.

Fernando explicou que a categoria está flexível no interesse de dialogar, mesmo com diversas alterações no projeto de lei do prefeito, que desvalorizam a carreira dos agentes. “O prefeito quer diminuir consideravelmente os percentuais de progressões por tempo de serviço e por titulação, mas o nosso interesse é que ele inclua o piso salarial nacional no início da carreira, assim como pede a Emenda Constitucional 120/2022”, ressalta.

Após se reunirem no Cine Pilarense, a categoria foi à Câmara Municipal onde conversaram com alguns vereadores da bancada do prefeito, os quais se comprometeram em marcar uma audiência com o prefeito. “Não descartamos decretar uma greve, pois queremos o que é nosso por direito e o prefeito está relutante em conversar com a categoria”, enfatizou Fernando.

Os agentes vão esperar a audiência com o prefeito para marcar um nova Assembleia Geral e decidir o rumo da luta em favor da garantia do pagamento do piso salarial nacional dos trabalhadores.