terça-feira, 19 de março de 2024

Em Teotônio Vilela, Sindacs-AL se reúne com procurador municipal

 Líderes sindicais apresentaram diversas demandas da categoria com o objetivo de sensibilizar o procurador para viabilizar políticas públicas de valorização dos ACS’s e ACE’s


Nesta terça-feira (19), o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, o diretor executivo, José Vieira e o diretor municipal Paulo Silva se reuniram com o procurador municipal de Teotônio Vilela, Lucas Rosendo, para apresentar as pautas da categoria afim de promover a criação e implementação de políticas públicas para a valorização da carreira dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.

Dentre as reivindicações estão o incentivo anual, a insalubridade com base no piso da categoria e a efetivação dos ACS com base na Emenda Constitucional 51, de 14 de fevereiro de 2006, que regulamenta a efetivação dos agentes de saúde que estão no exercício da sua função. O encontro também contou com a participação de duas representantes do PSF, Alcione e Jane, dois agentes de combate às endemias, Rogério e Luis.

Nelson Cordeiro argumentou que o Sindcas-AL tem avançado em diversos municípios com estas pautas e enviou os projetos de lei, que regulamentam o incentivo financeiro anual em dois municípios alagoanos. “Barra de São Miguel e Feliz Deserto atenderam as solicitações da categoria e regulamentaram por meio de lei esse benefício para os trabalhadores. Um avanço que esperamos conquistar, aqui também!”, ressaltou.

José Vieira destacou a importância da valorização da carreira dos ACS’s e ACE’s para a diminuição dos indicadores da saúde. O coordenador do PSF, Edson, atendeu as reivindicações e disse que fará a defesa deste pleito dos trabalhadores. O procurador disse que a resposta final depende do prefeito e da secretária de Saúde e que em dez dias dará uma resposta referente a todas as pautas.