quinta-feira, 7 de março de 2024

No Ministério da Saúde, Fernando Cândido e Luis Cláudio da Saúde solicitam entrega de certificados para mais de 600 ACS’s e ACE’s

 Fenasce e Sindacs-AL realizam agenda de reuniões com técnicos do Conasems e do programa Mais Saúde com Agente


O diretor do Sindacs-AL e da Fenasce, Fernando Cândido, e o presidente da Fenasce, Luis Cláudio da Saúde, tiveram uma agenda de reuniões na quarta-feira (6), com o assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Sílivo Andrande, e com técnicos da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), responsáveis pelo  programa Mais Saúde com Agente, no Ministério da Saúde, em Brasília.

O objetivo das reuniões foi a entrega dos certificados de conclusão do curso técnico em Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), pois cerca de 600 agentes que realizaram o curso não receberam seus certificados por uma série de motivos.

Fernando Cândido explicou que a Fenasce e o Sindacs-AL chamaram atenção ao problema para que ninguém ficasse prejudicado, sem os seus certificados. “Todos os gestores se comprometeram em analisar todos os casos e para que sejam resolvidos”, esclareceu.

Outro ponto de pauta debatido foi a abertura de novas turmas para o curso técnico, que promove qualificação profissional, além da integração entre Atenção Básica e Vigilância em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), para os ACS’s e ACE’s. O curso do Mais Saúde com Agente tem previsão de inicio em abril de 2024.