Diretores se reúnem com ACS e ACE e em seguida com secretário municipal de Saúde para debater valorização da categoria
O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, ao lado dos diretores executivos Manoel Sarmento e Sérgio Leandro, e do diretor municipal Monteiro, esteve em São José da Laje para um encontro com os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, seguido de uma reunião com o secretário Municipal de Saúde, Fernando Chicuta, na sexta-feira (7).
O encontro com os agentes teve como foco a atualização sobre as principais bandeiras de luta, tanto a nível nacional, como a PEC 14/21, que trata da aposentadoria especial, quanto as pautas municipais que visam garantir melhor qualidade de vida e condições de trabalho. “Nossa presença em São José da Laje reforça o compromisso do sindicato com cada ACS e ACE. Não vamos parar enquanto não garantirmos todos os direitos e a valorização que essa categoria merece”, disse Nelson.
Entre as principais pautas requeridas junto à Secretaria de Saúde de São José da Laje estão: o repasse integral do incentivo anual e mensal de qualidade para as equipes ESF, bucal e eMulti; o incentivo de produtividade para os ACEs; e o repasse do Programa de Qualificação da Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS).
O diretor executivo Sérgio Leandro atualizou a categoria sobre o andamento da PEC 14/21 e a importância de se manter mobilizado. “A PEC 14/21 é uma vitória histórica que está cada vez mais próxima, mas precisamos entender a regra de transição para que nenhum direito seja perdido. Então, fiquem atentos a todas as nossas informações”, explicou.
Após apresentar as demandas, o Secretário Municipal de Saúde, Fernando Chicuta, se comprometeu a analisar os requerimentos do Sindacs-AL para fornecer uma resposta à categoria em breve. O diretor executivo Manoel Sarmento ressaltou a importância da união dos trabalhadores. “A força do Sindacs-AL reside em seus filiados. É através da filiação que temos o suporte financeiro e a representatividade legal necessária para nos sentarmos com gestores, ir a Brasília e mover ações judiciais. Estar filiado é participar ativamente desta luta por dignidade e por uma saúde pública mais forte.”
O Sindacs-AL segue acompanhando de perto a luta dos ACS e ACE em São José da Laje, garantindo que a voz do trabalhador seja ouvida. A luta do sindicato é essencial para a manutenção dos direitos e para que os profissionais, que são a linha de frente da saúde, possam continuar desempenhando seu papel vital para a população alagoana.
