Sindicato discute novo financiamento da saúde, incentivos, PEC 14/2021 e se reúne com coordenadora da Atenção Primária
O presidente Nelson Cordeiro, o diretor estadual Sérgio Leandro e a diretora municipal Reinildes Ramos, realizou um encontro com os agentes comunitários de saúde (ACS) do município de Piaçabuçu, nesta nesta quinta-feira (6). Os dirigentes sindicais também se reuniram com a coordenadora da Atenção Primária, Paula, para tratar do Projeto de Lei (PL) que regulamenta o novo financiamento da atenção primária no município.
As principais pautas discutidas com os ACSs foram o novo financiamento da Atenção Básica de Saúde, incentivos e a recente aprovação da PEC 14/2021 pela Câmara dos Deputados. A PEC 14/2021 estabelece importantes regras para a aposentadoria especial, contratação e valorização dos ACS e Agentes de Combate às Endemias (ACE), incluindo o fim da terceirização, fruto de intensa luta do movimento sindical em Brasília.
Os diretores do Sindacs-AL detalharam o cenário político nacional e a importância da atuação do sindicato na articulação junto aos parlamentares federais para garantir a valorização e o reconhecimento desses profissionais. O trabalho dos ACS e ACE é fundamental para a saúde da população, atuando na prevenção, promoção e vigilância em saúde.
"É nosso dever estar ao lado dos agentes, em cada município, para garantir que suas pautas sejam ouvidas. Priorizamos o diálogo dentro do município e fazendo grandes avanços com bons resultados para a categoria." afirmou Nelson Cordeiro.
Após o encontro com os agentes, a comitiva do Sindacs-AL reuniu-se com a coordenadora da Atenção Primária, Paula, para tratar do Projeto de Lei (PL) que regulamenta o novo financiamento da atenção primária no município. A coordenadora informou que o PL está finalizado e será enviado à Câmara Municipal para aprovação ainda no mês de novembro.
O Sindacs-AL seguirá acompanhando de perto o trâmite na Câmara Municipal, reforçando o compromisso de lutar por cada avanço e direito dos seus representados.
