Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias da Barra de São Miguel tiveram suas pautas de luta levadas diretamente à gestão municipal nesta terça-feira (11). O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e os diretores executivos Sérgio Leandro e José Sebastião, participaram de uma reunião com a secretária municipal de Saúde, Ana Paula Leite, e o assessor jurídico, Danilo Pereira.
Acompanhados de alguns agentes, os dirigentes sindicais focaram na solicitação do PL do novo financiamento da Atenção Primária à Saúde e o repasse integral do incentivo anual e mensal de qualidade para as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), bucal e eMulti. Além disso, foi solicitada a garantia do incentivo de produtividade para os ACEs.
O trabalho do Sindacs-AL é fundamental na defesa e valorização desses profissionais que são a linha de frente da saúde, garantindo a prevenção e o acesso da população a serviços básicos. “A secretária garantiu que todas as pautas serão analisadas e que o projeto de lei já foi enviado para a Câmara Municipal e que ela irá solicitar celeridade para que ainda este ano seja sancionado pelo prefeito”, explicou Nelson.
Sérgio Leandro falou que a reunião foi muito produtiva e que o compromisso do sindicato é conquistar a integralidade dos direitos dos ACS e ACE. “Os incentivos federais, que são um reconhecimento ao trabalho essencial desses profissionais, devem ser repassados de forma integral, pois este é um direito e uma questão de valorização”, destacou.
O Sindacs-AL segue atuante, garantindo que a saúde da população da Barra de São Miguel seja fortalecida por meio da valorização de seus agentes de saúde e endemias.
