O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e o diretor executivo, Manoel Sarmento, participaram de um ato pacífico em frente a Prefeitura Municipal de União dos Palmares, na terça-feira (12), junto com os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE). A manifestação teve o intuito de cobrar o cumprimento do piso salarial nacional da categoria como base na tabela do Plano de Cargos, Carreiras, Vencimentos e Salários (PCCVS) da categoria.
Ao chegarem à prefeitura, os dirigentes sindicais foram convidados para uma reunião com a gestão municipal. O encontro contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Petrúcio, do procurador municipal, Dr. Alex, do técnico financeiro, Wagner, e de uma comissão de agentes locais.
Nelson Cordeiro destacou a importância da luta e agradeceu a aprovação da Lei do incentivo de qualidade mensal e anual para as equipes de saúde, aprovada na noite de segunda-feira (11), na Câmara Municipal. Em seguida, a discussão se concentrou no principal objetivo do movimento: a implantação do piso salarial nacional como base no início da tabela do PCCVS.
"Nosso diálogo foi construtivo e direto. Deixamos claro a importância de valorizar esses profissionais que estão na linha de frente da saúde pública," afirmou Nelson Cordeiro. "Saímos da reunião com o compromisso da gestão de que será feita uma avaliação do complemento necessário para atingir o valor do salário-base. Eles nos darão um retorno na próxima terça-feira, dia 19 de agosto. Estamos confiantes de que alcançaremos o pleito solicitado e vamos garantir um direito fundamental para os agentes," concluiu.
A atuação dos agentes comunitários e de combate às endemias é essencial para a saúde pública, pois são eles que estabelecem a ponte entre a comunidade e os serviços de saúde. A luta por um salário digno e melhores condições de trabalho é uma luta pela qualidade do atendimento oferecido à população. Após a reunião, Nelson Cordeiro e Manoel Sarmento se reuniram com a categoria em frente à prefeitura para informar sobre o andamento das negociações, reforçando a mensagem de união e força.