O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e os diretores executivos Manoel Sarmento e Sérgio Leandro, se reuniram nesta quinta-feira (14), com o secretário de Saúde de Colônia Leopoldina, Matheus, para falar sobre a valorização profissional dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, pilares essenciais para o bem-estar da população.
Entre os pontos discutidos, os dirigentes cobraram o pagamento do incentivo anual e mensal de qualidade para as equipes ESF, bucal e eMulti. A entidade também reforçou a necessidade de garantir o incentivo de produtividade para os agentes de combate às endemias, que atuam diretamente no combate a doenças como a dengue. O PQAVS (Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde) também foi pauta, visando o aprimoramento constante do trabalho dos profissionais.
Além de tudo isso, foi reivindicado a entrega de fardamentos e a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da Saúde, um pedido antigo da categoria. Nelson Cordeiro destaca que a luta por um plano de carreira é fundamental para oferecer mais segurança e reconhecimento aos agentes.
"Incentivos, fardamentos e, principalmente, um plano de cargos e carreira são a garantia de que esses profissionais terão o reconhecimento que merecem, permitindo que continuem exercendo seu papel na promoção da saúde pública", declarou.
O Sindacs-AL segue na luta por valorização salarial, melhores condições de trabalho e dignidade para os ACS e ACE.