sábado, 16 de agosto de 2025

Sindacs-AL debate incentivos e valorização profissional em Rio Largo



Os diretores do Sindacs-AL, Manoel Sarmento e Andréa Duarte, realizou na manhã de sexta-feira (15) uma reunião com os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) de Rio Largo para tratar de pautas da categoria, reforçando a importância do trabalho dos profissionais para a saúde da população alagoana.

Entre os temas debatidos, destacam-se o incentivo de qualidade mensal e anual, o incentivo de produtividade para os agentes de endemias, além do Programa de Qualidade e Avaliação de Saúde (PQAVS) e do Índice de Formação do Agente de Saúde (IFA). A discussão também incluiu o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCVS), a distribuição de fardamentos e a comemoração dos 31 anos de luta e existência da categoria em Rio Largo.

"O Sindacs-AL está presente em todas as pautas importantes para a categoria, garantindo que o valor e a dedicação dos ACS e ACE sejam reconhecidos. Eles são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) e o elo entre a população e os serviços de saúde. Sem eles, a saúde pública não avança", afirmou Sarmento.

A reunião destacou o compromisso do Sindacs-AL em lutar por melhores condições de trabalho e remuneração, reconhecendo a essencialidade dos ACS e ACE na prevenção de doenças e na promoção da saúde.