sexta-feira, 4 de abril de 2025

Sindacs-AL avança no diálogo sobre pagamento do IFA em Major Izidoro

Presidente Nelson Cordeiro e diretor Fernando Cândido reforçam diálogo com gestão municipal para garantir direito dos ACSs e ACEs



O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e o diretor executivo, Fernando Cânadido, se reuniram na quarta-feira (2), com os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Major Isidoro para tratar de uma pauta prioritária da categoria: o Incentivo Financeiro Anual (IFA), repasse do Ministério da Saúde destinado aos profissionais, mas que ainda não foi efetuado pelo município, apesar da regulamentação local.

Durante a ocasião foi criada uma comissão de ACSs e ACEs do município para acompanhar todo o trâmite para o pagamento do IFA. Os dirigentes e a comissão conversaram com o secretário municipal de Administração e Planejamento, Ibi Pita, para um diálogo transparente. De acordo com Nelson, o secretário expôs que apesar da atual falta de recursos, a gestão está empen hada em buscar soluções para quitar o benefício.

Nelson destacou a importância da negociação colaborativa e de lutar com transparência e empenho para avançar e conquistar todos os direitos em dia. "Reconhecemos a abertura do município para o diálogo e a disposição em resolver essa questão. O IFA é um direito assegurado, e confiamos que, com esforço conjunto, encontraremos um caminho para garantir seu pagamento aos agentes, que tanto dedicam à saúde pública", ressaltou. 

O Sindacs-AL acompanhará de perto todas as etapas para o pagamento do incentivo e manterá a categoria informada sobre os novos desdobramentos.


Sindacs-AL solicita regularização de ⅓ das férias dos ACSs e ACEs de São Luiz do Quitunde

 Presidente Nelson Cordeiro e diretor Fernando Cândido se reúnem com categoria para fortalecer a pauta municipal e nacional



Na última segunda-feira (31/03), o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e o diretor executivo, Fernando Cânadido, estiveram em São Luís do Quitunde para uma reunião com os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias do município. Os dirigentes falaram sobre as principais lutas a nível nacional e municipal, dentre elas o não pagamento do adicional de ⅓ de férias. 

O benefício previsto em lei para os trabalhadores, está sendo negligenciado pela gestão municipal e causando frustração nos servidores, o que impacta na redução da sua renda e desrespeita a legislação trabalhista. Nelson Cordeiro assumiu o compromisso do Sindacs-AL lutar lado a lado com os ACSs e ACEs para que a Prefeitura de São Luiz do Quitunde pague o que é de direito dos trabalhadores. "Não vamos tolerar descumprimentos que prejudiquem nossos filiados e filiadas. O ⅓ de férias é um direito constitucional, e vamos entrar com as medidas necessárias, inclusive jurídicas, para garantir que seja pago. A categoria não está sozinha nessa luta”, falou. 

Além de reforçar a luta nacional por melhores condições de trabalho e remuneração, como a viagem à Brasília pela aposentadoria especial, a regulamentação do Incentivo Financeiro Anual nos municípios alagoanos, Nelson e Fernando entregaram os cadernos de saúde produzidos pelo Sindacs-AL para os agentes.

Sindacs-AL convoca filiados de Maceió para discutir nova proposta de reajuste salarial

Assembleia Geral do Movimento dos Servidores Públicos do Município de Maceió acontece próxima terça-feira (8), às 9h, no Sindicato dos Urbanitários




A Assembleia Geral do Movimento dos Servidores Públicos do Município de Maceió, está marcada para a próxima terça-feira (8), às 9h, no auditório do Sindicato dos Urbanitários, Farol. O Sindacs–AL convoca todos os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Maceió para participar do evento, conhecer e discutir a nova proposta de reajuste salarial da Prefeitura de Maceió, para os servidores públicos municipais em 2025. 

A categoria defende 8% de reajuste salarial, pois contempla a soma do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPC-A) do ano anterior (2024), de 4,84%; e o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de Maceió de 2023, que foi 3,2%. Os sindicatos rejeitaram a proposta ofertada pela Prefeitura de Maceió, no dia 10 de março, pois ofereceram 4% parcelados, sendo 2% a serem implementados em abril e 2% em outubro.

O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, ressalta a importância da valorização salarial anual para garantir a eficácia dos serviços públicos de Maceió. “Quando o servidor é bem remunerado todos os serviços da cidade funcionam bem, ou seja, valorização salarial e da carreira é igual a serviços públicos de qualidade”, destaca. 


Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Município de Maceió


Sindspref - Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió e Região Metropolitana de Alagoas

Sindsaúde Maceió - Sindicato dos Servidores da Secretaria de Saúde do Município de Maceió

Sindacs-AL - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas

Sindas- AL - Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas 

Sindatran-AL - Sindicato dos Agentes de Trânsito de Alagoas

Sintcomarhp - Sindicato dos Trabalhadores da Companhia Municipal de Recursos Humanos e Patrimônio de Maceió  

Sindguarda-AL - Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas


quarta-feira, 2 de abril de 2025

Diretor do Sindacs-AL acompanha reunião da Atenção Básica de Marechal Deodoro com os ACSs

Gestores explicaram sobre os critérios de avaliação, acompanhamento e atualização para o recebimento do IFA no fim do ano 



O diretor executivo do Sindacs-AL, José Sebastião, esteve presente na reunião da Atenção Básica do Município de Marechal Deodoro na terça-feira (1º), no auditório Divaldo Suruagy, da Secretaria Municipal de Saúde. A coordenadora da Atenção Básica, Dra. Juliana, e o técnico da Informação, Gabriel, reuniu os agentes comunitários de saúde para explicar sobre os critérios que devem ser atendidos para o recebimento do Incentivo Financeiro Anual e orientar sobre as mudanças na divulgação e no acompanhamento das produtividades. 


Sebastião explicou que o evento foi uma ótima oportunidade para os ACSs tirarem todas as suas dúvidas a respeito do incentivo no valor de dois salários mínimos, que deve ser pago no final do ano. “Na última reunião da comissão ficaram estabelecidos 9 critérios que devem ser seguidos pelos ACSs e ACEs, hoje os gestores explicaram como será realizado e também mostraram todas as funcionalidades do aplicativo utilizado no tablet que os agentes fazem uso para cadastrar as famílias”, contou. 


Os agentes de combate às endemias de Marechal Deodoro também serão convocados para uma reunião com a Atenção Básica e a Vigilância Epidemiológica para tratar sobre os critérios do IFA. O Sindacs-AL acompanha cada reunião e detalhes das ações entre Município e trabalhadores com o objetivo de garantir os direitos de forma exitosa.

Sindacs-AL conquista apoio de parlamentar pela implantação do PCCR da Saúde de Santa Luzia do Norte

 Diretores executivos e comissão de ACSs e ACEs se reuniram com vereadora Flávia Oliveira


A implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Saúde de Santa Luzia do Norte ganhou um reforço importante na terça-feira (1º). Os diretores executivos do Sindacs-AL, Edvaldo Gonçalves e Alexsandro Norberto (Xandinho), junto com uma comissão de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias se reuniram com a vereadora Flávia Oliveira (PP), no Plenário Vereador Luiz Oliveira, para entregar a minuta do PCCR e conquistaram o seu apoio ao pleito. 


Além de organizar e normatizar as relações de trabalho na área da Saúde, o PCCR é uma política de valorização essencial para todos os trabalhadores e deve ser implementada nos municípios. Edvaldo Gonçalves ressalta que desde 2009 o Sindacs-AL está na luta pela criação do projeto de lei em Santa Luzia do Norte. “Essa é uma luta antiga no município e que agora avança nas mãos de uma vereadora, que também é enfermeira, e sabe na prática o valor de um ambiente que motive e valorize os trabalhadores”, destacou. 


O Sindacs-AL conquistou a criação das leis em diversos municípios alagoanos, entre eles, Pilar e Rio Largo. Flávia disse estar sensibilizada com a pauta e que irá fazer o possível para que avance em sua tramitação e implantação. “Sei que o Município só entra com a contra-partida, pois o salários vem direto do Ministério da Saúde, sendo assim ficam fácil negociar com os gestores”, falou. 


A vereadora informou que irá agendar uma reunião com o prefeito Correia Barros, o secretário municipal de Saúde e o setor jurídico para tratar sobre o assunto. Flávia também informou que depois dessa conversa com os gestores vai entrar em contato com os dirigentes sindicais e servidores, e depois colocar em pauta na sessão da Câmara Municipal.