Nelson Cordeiro, Manoel Sarmento e Sérgio Leandro se reuniram com presidente da Câmara Municipal e com assessor de prefeito
Na terça-feira (8), o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e os diretores executivos Manoel Sarmento e Sérgio Leandro se reuniram com a presidente da Câmara de Vereadores de Colônia Leopoldina, Gal Fest, para buscar apoio do Poder Legislativo nas principais pautas dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.
Manoel Sarmento informou que dentre os benefícios pleiteados pelos agentes estão o Programa de Qualificação da Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), incentivo dos agentes de combate às endemias, incentivo de qualidade referente às equipes, do antigo Previne Brasil, e o rateio dos valores da parcela única.
Nelson Cordeiro ressaltou que os ACSs e ACEs possuem direito a diversos benefícios e todos eles com recursos oriundos do Ministério da Saúde. “O Governo Federal possui uma ampla política de valorização da carreira dos agentes para garantir um melhor atendimento à saúde da população. Muitos municípios regulamentaram o rateio dos recursos para os trabalhadores, mas outros como em Colônia Leopoldina precisa avançar”, explicou.
Os dirigentes sindicais também conversaram com o assessor do prefeito Gilberto Sobreira e entregou os modelos dos projetos de lei para regulamentar o repasse para os ACSs e ACEs. O assessor informou que irá passar para o setor jurídico e que na reunião com o prefeito já irão discutir com mais propriedade.