sábado, 16 de março de 2019

Diretoria do SINDACS-AL traça estratégias de enfrentamento aos prefeitos que não cumpriram o reajuste do piso nacional dos ACS e ACE em Alagoas.


Encontro ocorreu na nesta sexta-feira (15) na sede do sindicato em Maceió.

Por: Ascom/SINDACS-AL

Objetivando traçar estratégias de enfrentamento aos prefeitos alagoanos que não cumpriram com o reajuste do piso salarial nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate as Endemias (ACE), a Diretoria Executiva do SINDACS-AL – Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas se reuniu na manhã desta sexta-feira (15) em sua sede em Maceió para fazer um balanço dos municípios cujo seus agentes filiados já garantiram o reajuste do piso e assim, buscar a efetivação do direito dos servidores que ainda não foram contemplados.

O encontro foi aberto pelo presidente Fernando Cândido que classificou o balanço como algo extremamente positivo, não apenas para identificar os municípios que ainda insistem em contrariar a Lei Federal 13.708, como também em reconhecer a conquista da cobertura de 90% dos municípios alagoanos onde os ACS e ACE filiados já recebem o piso, inclusive, com o pagamento do retroativo ao mês de Janeiro.

“Poucos municípios estão descumprindo a lei, mesmo os recursos sendo federais e já repassados pelo Governo Federal, mas não abriremos mão dos nossos direitos. A pressão política através de mobilizações e manifestação é fundamental, faremos greve se assim for necessário, mas não recuaremos um só milímetro” – Disse Fernando.

“A luta pelo direito ao reajuste foi árdua, mas de nada valerá se não fizermos com que esse dinheiro chegue no bolso dos agentes” -  Concluiu.