sábado, 31 de maio de 2025

Por unanimidade, Nelson Cordeiro é reeleito presidente do Sindacs-AL

 Chapa União, Força e Luta foi eleita por aclamação durante Assembleia Geral


Nelson Cordeiro foi reeleito por unanimidade presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL) para a gestão 2025-2031. A votação ocorreu por aclamação durante Assembleia Geral, que elegeu a chapa única "União, Força e Luta", na sexta-feira (30). A continuidade de Nelson Cordeiro foi aceita por toda a diretoria, que concordaram em continuar e fortalecer um modelo de atuação pautado na liderança compartilhada, onde o protagonismo de cada membro da diretoria e dos próprios agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) é fundamental para a luta por direitos e valorização.

Com 36 diretores unidos e atuantes em todos os municípios alagoanos onde existem filiados e filiadas, o Sindacs-AL tem desempenhado um papel fundamental na defesa dos direitos e na busca por melhores condições de trabalho para a categoria. O diretor executivo, Fernando Cândido, ressalta que a reeleição de Nelson Cordeiro representa a confiança da categoria no trabalho que vem sendo realizado. 

"Essa recondução é um reconhecimento da nossa luta incansável por justiça e valorização. Continuaremos firmes na defesa dos nossos agentes, que são a linha de frente da saúde em Alagoas, levando cuidado e atenção a cada canto do nosso estado", afirmou.

O trabalho dos ACS e ACE é de suma importância para a saúde pública, atuando diretamente nas comunidades, prevenindo doenças, promovendo a saúde e orientando a população. Nelson Cordeiro destaca o protagonismo do sindicato na luta pela valorização da carreira e na melhoria da qualidade de vida, seja nacionalmente ou regionalmente, em cada município.  

“O Sindacs-AL desempenha um papel importante para garantir que os agentes tenham o suporte e as condições necessárias para exercerem suas funções com dignidade e eficácia, impactando positivamente na qualidade de vida da população alagoana. Como por exemplo nossa conquista pelo piso salarial nacional, pela capacitação a nível nacional e pelo pagamento dos incentivos financeiros. Além dos direitos conquistados, vamos além e estamos batalhando pela regulamentação da nossa aposentadoria especial”, explicou.

A diretoria União, Força e Luta vai continuar a lutar e avançar em Alagoas e no Brasil, fortalecendo a categoria em nível nacional e garantindo que as demandas dos ACS e ACE sejam ouvidas e atendidas em todas as esferas.  Diretoria Executiva 1. Presidente – Nelson Araújo Cordeiro 2. Vice-Presidente – Alex João da Silva 3. 1º Secretário-Geral – Sérgio Leandro Araújo de Oliveira 4. 2º Secretário-Geral – Maria Dilma Santana Silva 5. 1º Tesoureiro – Fernando C. do Nascimento 6. 2º Tesoureiro – Edvaldo Gonçalves Vieira 7. Diretor de Política Sindical – José Sebastião de Oliveira 8. Diretor de Formação Sindical – Manuel Messias Sarmento dos Santos 9. Diretor Sócio Cultural – Mario Junior Joaquim da Silva 10. Secretário de Organização – José Vieira Filho Diretoria Estadual 11. Andréa Soares Duarte 12. Alan Vilela dos Santos 13. Geraldo da Silva Cardeal 14. Antônio Alves da Rocha 15. Benedita Paulina dos Santos 16. Kaio Erick Machado Sabino Chagas 17. José Aparecido Vieira Rocha 18. José Aparecido Araújo 19. José Edenilzo dos Santos Silva 20. José Ivaldo de Oliveira Junior 21. José Lucas Gabriel Gomes Ferreira 22. Josenildo Tavares Lins 23. Lucicleide Maria da Silva 24. Reinildes Ramos dos Santos Feitosa 25. Sandro de Oliveira Pereira 26. Sebastião Ferreira da Silva 27. Valdiberto Silva dos Santos 28. Creusa Feitosa da Silva 29. Wanderson Carlos Nunes da Silva 30. Lucas Moreira Feitosa Conselho Fiscal – Titulares 31. Alessandro Noberto da Costa Carvalho 32. Adeilda Maria da Silva 33. Isabel Otaviano de Moura Conselho Fiscal – Suplentes 34. Jucilene dos Santos Rosa 35. Mônica Socorro Oliveira Marinho 36. Alexandre José dos Santos




quinta-feira, 22 de maio de 2025

Reunião em Rio Largo debate reajuste salarial e benefícios para ACS e ACE

 Diretoria do Sindacs-AL se encontra com a categoria para discutir pautas importantes para a valorização da categoria


O diretor executivo do Sindacs-AL, Manoel Sarmento, se reuniu com os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) de Rio Largo, na quarta-feira (21), para discutir demandas da categoria, dentre elas a melhoria das condições de trabalho e a valorização desses profissionais essenciais para a saúde pública. 

O reajuste salarial foi um dos temas centrais, refletindo a luta contínua do Sindacs-AL por uma remuneração justa e digna para os ACSs e ACEs. A reunião também tratou do repasse e da lei do PQAVS, um incentivo fundamental para os agentes de endemias, além do repasse do rateio anual do novo financiamento de incentivo de qualidade para todos os componentes da equipe ESF, bucal e eMulti.

Outros pontos de destaque foram a criação da lei do incentivo de qualidade, antigo Previne Brasil, a correção na lei do Incentivo Financeiro Aanual e a implantação do PCCVS, um Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos que busca estruturar a progressão profissional da categoria. A garantia de fardamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados também foi tema, reforçando a preocupação com a segurança e o bem-estar dos agentes em sua rotina de trabalho.

O Sindacs-AL segue na luta para que que as demandas dos ACS e ACE sejam ouvidas e atendidas. "Os agentes são a linha de frente da saúde em nossos municípios, levando informação, prevenção e cuidado diretamente à população. A luta do Sindacs-AL é incansável para garantir que esses profissionais tenham as condições e o reconhecimento que merecem", afirmou Manoel Sarmento.



sexta-feira, 16 de maio de 2025

Sindacs-AL cobra reajuste salarial durante reunião com prefeito de Rio Largo

Além do reajuste salarial que está defasado há nove anos, dirigentes sindicais solicitaram PCCVS, repasse de financiamento, incentivos, EPIs e melhores condições de trabalho



Na manhã desta sexta-feira (16), os diretores executivos do Sindacs-AL, Manoel Sarmento e Andréa Duarte, participaram de uma reunião com o prefeito de Rio Largo, Pedro Carlos. O encontro também contou com a presença do vereador Luzardo, dos chefes de gabinete Ricardo e José Carlos, além de representantes dos sindicatos Sindserp/RL e Sindprev/AL, e uma comissão de trabalhadores que abrange diversas áreas do serviço público municipal.

A pauta apresentada ao prefeito e sua equipe foi abrangente, visando melhorias significativas para os servidores, em especial os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Uma das cobranças mais urgentes foi o reajuste salarial, uma demanda que há nove anos não é atendida no município, causando uma defasagem nos vencimentos dos trabalhadores.

Outros pontos solicitados foram: a criação da lei municipal do PQAVS, um incentivo de produtividade para os agentes de combate às endemias, e o repasse correto do rateio do novo financiamento da Atenção Primária para todos os profissionais que compõem as equipes de Saúde da Família (ESF). Foi igualmente solicitada a elaboração e envio para votação da lei referente ao novo incentivo de qualidade, que substituiu o Previne Brasil.

De acordo com Manoel Sarmento, o Sindacs-AL também reforçou a necessidade do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCVS) com o piso salarial nacional da categoria como vencimento base, pediu a alteração nos critérios ou na forma do repasse do Incentivo Financeiro Adicional (IFA), para garantir que chegue de maneira justa aos ACSs e ACEs. “Nossa pauta foi extensa e incisiva para resguardar todos os direitos dos agentes e garantir melhorias nas condições de trabalho, entre elas também cobramos por fardamentos adequados e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)”, disse.

Sarmento expressou a satisfação com o tom do diálogo e destacou sua expectativa positiva no atedimento aos anseios dos trabalhadores por parte do chefe do Poder Executivo. "Foi uma reunião muito produtiva e saímos com a expectativa de que a gestão compreendeu a importância dessas demandas e, o mais importante, já temos uma data marcada para retornar e receber as respostas sobre cada ponto que solicitamos hoje. Isso mostra abertura ao diálogo, que é um passo fundamental para avançarmos nas conquistas", destacou. 

O Sindacs-AL reafirma seu compromisso em acompanhar de perto o andamento das solicitações apresentadas e seguir na luta por avanços para os agentes e demais servidores de Rio Largo.


Sindacs-AL se reúne com agentes de União dos Palmares para discutir bandeiras de luta

Sindicato cobra piso no início da tabela do PCCVS, repasse do novo financiamento e incentivos para os ACSs e ACEs do município



Nesta última quinta-feira (15), o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e o diretor executivo Manoel Sarmento estiveram em União dos Palmares para uma reunião com os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. O encontro teve como foco a discussão e o alinhamento das principais bandeiras de luta a nível municipal da categoria.

Durante a reunião, um dos principais temas debatidos foi a implantação correta do piso salarial nacional como vencimento base da tabela do Plano de Cargos, Carreira, Vencimentos e Salários (PCCVS) e a garantia das demais progressões salariais. Nelson Cordeiro reforçou que essa medida é fundamental para o reconhecimento do trabalho dos ACSs e ACEs.

“Vamos estar sempre mantendo o diálogo com a gestão municipal para intensificar a cobrança do repasse do rateio do novo financiamento da Atenção Primária, um recurso destinado para fortalecer as ações de saúde na base e que deve beneficiar os agentes. Além disso, vamos solicitar a criação de uma lei municipal específica para regulamentar o novo incentivo por qualidade, que substitui o antigo modelo do Previne Brasil, explicou.

Manoel Sarmento ressaltou a importância da organização da categoria e da atuação do sindicato na busca por esses direitos e deu boas-vindas aos novos 30 filiados. "É essencial que os agentes estejam unidos e bem informados sobre seus direitos e os recursos disponíveis. O Sindacs-AL está aqui para garantir que o piso seja aplicado corretamente desde o início da carreira, que os recursos do novo financiamento cheguem de fato até quem trabalha na ponta. Obrigado a todos pela confiança e podem ter certeza que estaremos sempre na luta por todos vocês", destacou. 

A reunião em União dos Palmares reforça o compromisso contínuo do Sindacs-AL em estar presente nos municípios, ouvindo os agentes e agindo de forma decisiva para assegurar a implementação das leis federais e municipais para garantir melhores condições de trabalho e remuneração para todos os ACS e ACE de Alagoas.


Em Roteiro, Sindacs-AL apresenta demandas dos ACSs e ACEs para gestão municipal

PCCV, novo financiamento e condições de trabalho foram discutidos com secretária municipal de Saúde e procurador Municipal



Em busca de avanços e melhores condições para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Roteiro, na quinta-feira (15), o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e o diretor executivo, Sérgio Leandro, se reuniram com três agentes, dois coordenadores da gestão, com a secretária municipal de Saúde, Adélia Maria Correia, e com o procurador do Município, Arthur.

Os dirigentes sindicais conversaram sobre o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV), o impacto do novo financiamento da Atenção Primária para os agentes e a situação da entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e fardamento. De acordo com Nelson Cordeiro a gestão municipal informou que assumiu recentemente e que está realizando um levantamento completo de todas as demandas existentes no município.

A gestão se comprometeu a dar uma resposta em breve sobre as demandas apresentadas. “Os representantes da prefeitura destacaram a importância da atuação do sindicato em apresentar as reivindicações da categoria e, principalmente, em trazer o conhecimento sobre as leis municipais aplicáveis e as Portarias do Ministério da Saúde que regem o trabalho dos ACS e ACE. O sindicato segue dialogando com os gestores municipais para construir soluções e avançar nas conquistas”, explicou Nelson. 

A mobilização em Roteiro reflete o trabalho contínuo do Sindacs-AL em todo o estado. Um indicativo do engajamento local foi a filiação de oito agentes ao sindicato, fortalecendo ainda mais a representatividade da categoria no município.


quinta-feira, 15 de maio de 2025

Reunião com agentes de Teotônio Vilela define pauta de reivindicações

Sindacs-AL reuniu ACSs e ACEs para conversar sobre aposentadoria especial e criar lista de demandas urgentes da categoria para tratar com o prefeito



O diretor executivo do Sindacs-AL, José Vieira Filho, se reuniu com os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Teotônio Vilela, na manhã da quarta-feira (14). Durante o encontro, os agentes discutiram as principais demandas da categoria e conversaram sobre a regulamentação da aposentadoria especial.

De acordo com Vieira o momento foi importante para definir as pautas da categoria, que o sindicato levará para negociação junto à gestão municipal. “As demandas abrangem desde questões salariais e de incentivo até condições de trabalho e formação profissional”, explicou. Entre os pontos que serão apresentados ao prefeito Peu Pereira, estão:

  • Aplicação da Lei 15.014;

  • Pagamento do PQAVS (Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde), o incentivo anual da categoria;

  • Implementação do IFA (Incentivo Financeiro Adicional);

  • Fornecimento de protetor solar e fardamento adequados;

  • Recebimento do terço de férias antes do início do gozo;

  • Discussão sobre o novo financiamento da atenção primária e seus impactos na categoria;

  • Pagamento retroativo da insalubridade;

  • Entrega do kit necessário para o curso dos ACE.

Os ACSs e ACEs são a base da atenção primária e da vigilância em saúde em Teotônio Vilela. São eles que estão no dia a dia, visitando as casas, orientando a população e prevenindo doenças. O Sindacs-AL segue na luta para garantir que esses funcionários da Saúde tenham as condições adequadas de trabalho e o reconhecimento financeiro justo. As demandas definidas serão apresentadas formalmente à gestão municipal.


Luta dos ACS e ACE do Brasil é fonte de inspiração para Uganda e será levada à Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra

Experiência exitosa categoria no Brasil servirá de exemplo para cenário global



A trajetória de lutas e conquistas dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) do Brasil, com protagonismo do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), servirá de exemplo para profissionais de saúde em Uganda, além de ser apresentada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), na Conferência Internacional do Trabalho (CIT), em Genebra, que acontece em junho de 2025.

Na tarde de quarta-feira (14), o diretor executivo do Sindacs-AL, Fernando Cândido, concedeu uma entrevista para Irene Uchola, gerente de Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da Juntos Nós Cuidamos/UNIGlobal, de Uganda. Durante a conversa, Fernando detalhou o histórico de mobilização da categoria no Brasil, que desde o início do programa de agentes comunitários de saúde em 1994, tem registrado um avanço contínuo em suas reivindicações e reconhecimento profissional.

Fernando ressaltou o papel fundamental do Sindacs-AL nesse processo. “Tudo foi iniciado com uma associação em Maceió, passando pela criação do próprio sindicato, depois com a criação da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (Fenasce). Este grupo nacionalmente organizado e unido garantiu todas as conquistas e avanços até hoje”, explicou. A articulação e luta da categoria por todo o Brasil possibilitou as regulamentações da profissão e a garantia do piso salarial nacional com as emendas constitucionais 51/2006 e 120/2022. 

O marco mais recente foi a aprovação da Lei nº 14.536, de 20 de janeiro de 2023, que reconheceu oficialmente os ACSs e ACEs como profissionais de saúde, uma vitória que solidifica o papel essencial desempenhado por esses trabalhadores no Sistema Único de Saúde (SUS). "É uma imensa satisfação ver que a nossa luta, iniciada lá atrás com muita garra e união, hoje serve de exemplo para outros países e ganha destaque em um evento tão importante como a Conferência Internacional do Trabalho. Isso reforça a força da organização sindical e a importância do trabalho dos ACS e ACE para a saúde pública", disse Fernando. 

A experiência brasileira, com o Sindacs-AL sendo protagonista na luta, será utilizada como um modelo inspirador para os profissionais em Uganda. Além disso, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) levará esse case de sucesso para a CIT anual, que ocorrerá no Palais des Nations, em Genebra, entre 2 e 13 de junho de 2025, colocando a mobilização e as conquistas dos ACS e ACE do Brasil em um palco global.


terça-feira, 13 de maio de 2025

Pautas dos ACSs e ACEs de Colônia Leopoldina é debatida com secretário municipal de Saúde

Dirigentes do Sindacs-AL solicitaram iniciativas para valorização da carreira e melhoria da qualidade do atendimento dos agentes



Na segunda-feira (12), o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, os diretores executivos Manoel Sarmento e Sérgio Leandro, e o diretor municipal Lucas, se reuniram com o secretário municipal de Sáude de Colônia Leopoldina, Matheus, para tratar sobre as principais pautas de valorização da carreira e melhoria do trabalho dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias (ACSs e ACEs). 

Dentre os principais assuntos tratados, está a criação da lei do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS), incentivo de produtividade dos agentes de combate às endemias e a criação do repasse do rateio do novo financiamento da Atenção Primária para todos os membros das equipes ESF e Bucal. Além dessas pautas, também foi cobrado a criação do Plano de Cargos, Carreiras, Remueração e Vencimentos (PCCRV) da categoria e a entrega dos fardamentos. 

Nelson Cordeiro explicou que o secretário informou que irá analisar com muita atenção todas as demandas dos agentes e que o PCCRV está sendo finalizando para todos os funcionários públicos municipais, exceto o da Educação. "O secretário abriu o diálogo com o sindicato, demonstrou interesse em nos ajudar e disse que iria falar com o prefeito e com o procurador municipal para nos dar um retorno", contou. 

O Sindacs-AL segue na luta e em defesa dos interesses dos ACSs e ACEs nos municípios alagoanos. 


sexta-feira, 9 de maio de 2025

Diretoria do Sindacs-AL se reúne com ACS e ACE de Roteiro

Agentes conversaram sobre as principais pautas de luta a nível nacional e municipal



O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e os diretores José Sebastião e Sérgio Leandro estiveram nesta sexta-feira (09), em Roteiro, para conversar com os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias sobre as principais bandeiras de luta da categoria como a aposentadoria especial, o novo financiamento da Atenção Básica e a implantação do Plano de Cargos, Carreiras, Remuneração e Vencimento (PCCRV). A reunião contou com a participação do vereador José Grazyano. 


A regulamentação da PEC 14/2021, que busca a aposentadoria especial, integral e paritária para os ACS e ACE é uma luta nacional intensa, com articulações na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e nos âmbitos estadual e municipal. De acordo com Nelson Cordeiro, os dirigentes sindicais junto com a Fenasce estão empenhados em garantir os direitos dos agentes. "Estamos na luta para garantir que os agentes tenham seus direitos reconhecidos e que a população conte com um SUS forte, servido por profissionais valorizados, bem remunerados e capacitados", destaca.

O Sindacs-AL é protagonista na luta pela valorização da categoria e o seu trabalho resultou em avanços significativos, como a realização de cursos técnicos, o reconhecimento dos agentes como profissionais da saúde e a aprovação da PEC 120/2022, uma vitória após 11 anos de mobilização. Diante disso é bandeira de luta do sindicato a implantação do PCCRV com o piso salarial nacional como vencimento base da carreira dos agentes. 

quarta-feira, 7 de maio de 2025

Sindacs-AL cobra atualização do piso salarial nacional dos ACSs e ACEs de São José da Tapera

 Piso salarial nacional de dois salários mínimos está desatualizado


Há cinco meses, o prefeito de São José da Tapera, Jarbas Ricardo, não atualiza o piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Diante desta situação, o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e o diretor executivo, Sérgio Leandro, solicitaram uma reunião com o chefe do poder Executivo. 


A partir de janeiro de 2025, o piso salarial da categoria passou a ser de R$ 3.036,00; mas o Município de São José da Tapera ainda está pagando o valor da remuneração referente a 2024, de R$ 2.824,00. Vale lembrar, que o salário dos ACSs e ACEs é pago pela União aos estados e municípios, que são responsáveis por garantir o cumprimento do piso, conforme estabelecido pela Emenda Constitucional nº 120/2022. 


Nelson Cordeiro explica que o piso salarial nacional representou um avanço significativo para a categoria, mas sua implementação ainda enfrenta resistência em alguns municípios. “Encaminhamos ofício para uma reunião com o prefeito Jarbas e estamos esperando um retorno. Os agentes possuem um direito constitucional a dois salários minimos e é inadmissível que não esteja sendo cumprido.  Valorizar os agentes é investir na saúde da população”, ressaltou. 


O encontro com a categoria aconteceu no dia 25 de abril e além do piso salarial nacional, os dirigentes sindicais falaram sobre o Incentivo Financeiro Anual, o fardamento e os equipamentos de proteção individual (EPIs), que também serão pontos de pauta na reunião com o prefeito. 




segunda-feira, 5 de maio de 2025

Sindacs-AL participa de ato do dia 1º de maio na Orla de Pajuçara

Presidente Nelson Cordeiro destacou lutas nacional pela aposentadoria especial e em Maceió pela implantação do piso salarial nacional como vencimento inicial da carreira


A diretoria do Sindacs-Al esteve presente durante o ato do Dia do Trabalhador, na quinta-feira (1º), organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), na Orla da Pajuçara. O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, discursou durante o evento e destacou as lutas a nível nacional e municipal, entre elas o resgate da aposentadoria especial para todos os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias do Brasil e a implantação do piso salarial nacional da categoria no Plano de Cargos e Carreiras de Maceió. 


“Os ACSs e ACEs de Maceió realizam um trabalho essencial para garantir a saúde da população e mesmo assim, esses profissionais não são valorizados. O diálogo está aberto com o prefeito JHC, mas ele nega nosso direito constitucional, que está na Emenda 120/2022. Em vez de ele pagar o piso nacional no valor de dois salários mínimos, ele paga apenas R$1.500,00 e complementa o restante”, relatou Nelson. 


Outra pauta destacada por Nelson Cordeiro foi sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/2021, que busca garantir aposentadoria especial para a categoria e que também visa assegurar que, após 25 anos de atuação exclusiva nessas funções, os ACS e ACE tenham direito a aposentadoria especial com pensão integral. “A PEC 14 está em andamento no Congresso Nacional e estamos na luta para reestabelecer este direito, que foi retirado durante a reforma da Previdência em 2019”, expôs. 


Centenas de trabalhadores estiveram no ato para defender o fim da jornada 6 por 1, a revogação da reforma trabalhista, pelo fim das desigualdade contra mulheres no ambiente de trabalho e a favor da taxação das grandes fortunas.