Agentes conversaram sobre as principais pautas de luta a nível nacional e municipal
O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e os diretores José Sebastião e Sérgio Leandro estiveram nesta sexta-feira (09), em Roteiro, para conversar com os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias sobre as principais bandeiras de luta da categoria como a aposentadoria especial, o novo financiamento da Atenção Básica e a implantação do Plano de Cargos, Carreiras, Remuneração e Vencimento (PCCRV). A reunião contou com a participação do vereador José Grazyano.
A regulamentação da PEC 14/2021, que busca a aposentadoria especial, integral e paritária para os ACS e ACE é uma luta nacional intensa, com articulações na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e nos âmbitos estadual e municipal. De acordo com Nelson Cordeiro, os dirigentes sindicais junto com a Fenasce estão empenhados em garantir os direitos dos agentes. "Estamos na luta para garantir que os agentes tenham seus direitos reconhecidos e que a população conte com um SUS forte, servido por profissionais valorizados, bem remunerados e capacitados", destaca.
O Sindacs-AL é protagonista na luta pela valorização da categoria e o seu trabalho resultou em avanços significativos, como a realização de cursos técnicos, o reconhecimento dos agentes como profissionais da saúde e a aprovação da PEC 120/2022, uma vitória após 11 anos de mobilização. Diante disso é bandeira de luta do sindicato a implantação do PCCRV com o piso salarial nacional como vencimento base da carreira dos agentes.