sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Em Joaquim Gomes, trabalho do Sindacs-AL garante piso salarial nacional como vencimento base para os ACS e ACE

Câmara Municipal aprovou por unanimidade e prefeita Rita do Araça sanciona a lei que atualiza a tabela salarial da categoria para dois salários mínimos


O Sindacs-AL promoveu uma conquista história em Joaquim Gomes: a Câmara Municipal aprovou por unanimidade  e a prefeita Rita do Araçá sancionou o Projeto de Lei nº 12/2025, de autoria do Executivo, que atualiza o salário base na tabela do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos agentes comunitários de saúde e de combateàs endemias para dois salários mínimos. O presidente Nelson Cordeiro celebra a conquista e destaca a importância da luta sindical para garantir que o direito da categoria seja efetivado. 


Os ACS e ACE de Joaquim Gomes passaram a fazer parte do Sindacs-AL no início desse mês e os dirigentes sindicais começaram a abrir o diálogo com o Poder Legislativo e Executivo para garantir a implantação de pautas urgentes, como o piso salarial nacional como vencimento inicial da carreira,  o incentivo anual e mensal de qualidade para as equipes Estratégia Saúde da Família (ESF) e Saúde Bucal, e os incentivos de produtividade para os agentes de endemias.


"Essa é mais uma vitória que demonstra a força da nossa luta e o compromisso do Sindacs-AL com a categoria. O piso de dois salários mínimos é um direito constitucional e um reconhecimento justo ao serviço prestado pelos agentes. Nossa missão, há 26 anos, é garantir que os ACS e ACE tenham seus direitos respeitados e valorizados. Vamos seguir lutando por todos os direitos e valorização.", destacou Nelson.