quarta-feira, 19 de junho de 2024

Diretoria discute novo financiamento das ações e serviços da Atenção Primária à Saúde

 Presidente e diretores também foram atualizados sobre os processos judiciais nos municípios alagoanos


O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, tratou sobre o novo financiamento das ações e serviços da Atenção Primária à Saúde e dos processos judiciais do sindicato com os diretores executivos Fernando Cândido, Sérgio Leandro, Mário Júnior, Manoel Sarmento, José Vieira e José Sebastião; e com o advogado do sindicato, Pedro Lins, na terça-feira (18), na sede da entidade, em Maceió.

O diretor José Vieira abriu a reunião falando sobre a promulgação da Portaria GM/MS nº 3.493, de 10 de abril de 2024, que define uma nova regra para o cofinanciamento das ações e serviços relativos à Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde, em substituição ao Programa Previne Brasil - a Portaria de Consolidação GM/MS 6, de 28 de setembro de 2017.

De acordo com José Vieira é essencial que todos os diretores estejam atualizados sobre as novas regras de redistribuição dos recursos financeiros e quais critérios serão utilizados para definir as transferências federais. “O Ministério da Saúde atualizou as regras de cofinanciamento e temos que estar a par de tudo para poder defender a categoria e a melhoria do atendimento à saúde da população nos municípios alagoanos”, observou.

Outro ponto de pauta da reunião foi em relação aos processos judiciais do Sindacs-AL nos municípios alagoanos, que estão em andamento.  Nelson Cordeiro destacou a importância do setor jurídico para a entidade, que só reforça o compromisso e o cuidado de toda a gestão para garantir a efetivação dos direitos dos trabalhadores. “Nosso setor jurídico é cobrado para que sempre nos entregue a melhor alternativa para nossos filiados e filiadas terem a garantia de todos os seus direitos trabalhistas”, falou.

Nelson aproveitou a oportunidade para agradecer e ressaltar o empenho de todos os diretores nas regiões “Os avanços e conquistas do Sindacs-AL nos municípios alagoanos dependem muito do comprometimento de cada diretor e todos eles desempenham seu papel com muita disposição, coragem, profissionalismo e luta. Parabéns!”, disse.

Durante a ocasião, a diretoria do Sindacs-AL também definiu os próximos eventos que irão participar, que serão: a celebração de 20 anos do PSF de Japaratinga, que acontece dia 28 de junho; e os 30 anos do PSF de Rio Largo, em setembro.