quarta-feira, 12 de junho de 2013



Empregados da OSCIP, que prestam serviço ao município, não receberam os salários do mês de dezembro do ano passado e também as verbas rescisórias

Maceió/AL- Representantes da Oscip Tocqueville e da prefeitura de Maceió, além do representante da CUT, Fernando Cândido se reuniram no Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas, para discutir medidas referentes ao pagamento dos salários do mês de dezembro e das verbas rescisórias. Esses servidores terceirizados prestam serviço para as Secretarias Municipais de Assistência Social (Semas) e de Educação (Semed) e da SMS – secretaria Municipal de Saúde de Maceió. No início de janeiro desse ano, o município resolveu assumir a contratação direta desses trabalhadores, rompendo o Termo de Parceria que até então mantinha com a Oscip.
Durante audiência realizada pelo procurador do Trabalho Rafael Gazzaneo, o município assumiu o compromisso de, até o dia 03, onde haverá uma nova audiência, realizar um exame detalhado da planilha apresentada e dar uma resposta sobre os valores reivindicados pela Oscip.
Segundo os representantes da Tocqueville, os valores devidos pela prefeitura de Maceió são suficientes para quitar os direitos trabalhistas devidos aos empregados.  Durante a audiência, foi informado pelo Procurador do Trabalho que a Oscip assinou um Termo de Compromisso perante o MPT, a fim de viabilizar o recebimento do seguro-desemprego e o saque do FGTS por aqueles empregados que não foram reaproveitados pelo município de Maceió. Também no referido termo, constou cláusula obrigando a Oscip a “dar baixa” nas carteiras de trabalho dos empregados que não foram reaproveitados, registrando como data da extinção dos contratos o dia 31 de dezembro de 2012.
No dia 03 de julho, uma nova audiência será realizada no MPT com a Tocqueville e a prefeitura de Maceió e a CUT, para tratar dos valores que serão pagos aos empregados da Oscip.