quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Troca de experiências: Nelson Cordeiro visita Sindcomunitário-SP


Na busca contínua pelo fortalecimento das carreiras dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE), o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, foi recebido nesta quarta-feira (28) pela vice-presidente do Sindcomunitário-SP, Maria Luiza, na cidade de São Paulo. A visita de cortesia teve como foco principal a troca de experiências administrativas e sindicais entre as duas realidades.

Durante o encontro, os dirigentes compararam os modelos de gestão. São Paulo conta hoje com um contingente de 10.000 agentes, majoritariamente contratados via Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e Organizações Sociais (OSs). O cenário difere de Maceió, onde quadro de agentes é estatal e concursado, assegurando estabilidade e um vínculo direto com a administração pública.

Para Nelson Cordeiro, essa interlocução é necessária para antecipar desafios e proteger os direitos conquistados nos municípios alagoanos. "Entender como o sistema funciona em uma metrópole como São Paulo nos dá subsídios para defender, com ainda mais força, o modelo estatal que temos nos municípios de Alagoas. O Sindacs-AL não abre mão de que a categoria seja valorizada como servidor público de carreira, pois é essa segurança que permite um serviço de excelência na ponta, cuidando da saúde de cada família alagoana", destacou.

O Sindacs-AL segue firme na missão de monitorar as tendências de gestão nacional para garantir que a categoria em Alagoas continue avançando em direitos e reconhecimento.