quarta-feira, 9 de julho de 2025

Sindacs-AL defende benefícios para ACSs e ACEs durante reunião do CMS de União dos Palmares

 Nelson Cordeiro, Manoel Sarmento, Sérgio Leandro e advogado do sindicato explicaram repasses do novo modelo de financiamento APS


O novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS) foi pauta das discussões do Conselho Municipal de Saúde de União dos Palmares, na terça-feira (8). O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, os diretores executivos, Manoel Sarmento e Sérgio Leandro, e o advogado do sindicato, Carlos, defenderam o repasse do benefício e a criação da lei durante a reunião, que aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde. 


Os dirigentes sindicais explicaram a importância dos benefícios que são enviados do Governo Federal para os municípios, fazendo este repasse para os trabalhadores como parcela única anual; e a necessidade da criação de uma lei municipal para regulamentar o incentivo de qualidade mensal das equipes ESF, Bucal e E-mult, o antigo Previne Brasil. “Estamos trabalhando de canto a canto de Alagoas para garantir que os repasses dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias sejam assegurados anualmente e mensalmente”, contou Nelson. 


A lei que regulamenta o incentivo de qualidade mensal será enviada para a Câmara Municipal, assim que retornarem do recesso. O Sindacs-AL segue atento e atuante na luta por valorização da carreira e melhoria da qualidade de vida de todos os agentes.