sexta-feira, 11 de abril de 2025

Sindacs-AL fortalece pautas prioritárias dos ACSs e ACEs em São José da Laje

PQA-VS, incentivo financeiro anual e aposentadoria especial foram os principais assuntos debatidos



O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, acompanhado dos diretores executivos Manoel Sarmento e Sérgio Leandro, promoveu uma reunião com agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de São José da Laje, nesta sexta-feira (11). O encontro teve como objetivo discutir as principais bandeiras de luta para a valorização profissional da categoria.

As pautas discutidas foram: o Programa de Qualificação da Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), o rateio do incentivo financeiro anual, a PEC 14/2021, que regulamenta a aposentadoria especial e as atividades dos dirigentes sindicais em Brasília para garantir mais avanços para os ACSs e ACEs. 

Nelson Cordeiro destaca a importância dos agentes se manterem informados e unirem esforços ao sindicato. “Nosso trabalho é para garantir melhores condições de trabalho e segurança no exercício das atividades, além de avançar em uma carreira com mais benefícios e capacitação. Para que tudo isso aconteça precisamos da união de todos, para que o sindicato se mantenha forte e atuante”, disse. 

O Sindacs-AL reafirma seu compromisso com a valorização profissional e convoca todos os agentes de saúde a se manterem informados e mobilizados pelas causas comuns.


Sindacs-AL participa de Conferência do Trabalhador em Rio Largo e elege delegados para etapa estadual



Os diretores do Sindacs-AL, Manoel Sarmento e Andréa Duarte, participaram da reunião Ampliada e Conferência do Trabalhador em Rio Largo, na quinta-feira (10). Durante o evento, foram eleitos os delegados, que representarão a categoria na Conferência Estadual do Trabalhador. 

Além da escolha dos delegados, a categoria aprovou três propostas que serão defendidas na Conferência Estadual. O Sindacs-AL reforça seu compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e seguirá atualizando as bases sobre os encaminhamentos.


Sindacs-AL defende revisão do quantitativo dos ACEs durante reunião com ministro Alexandre Padilha

 Ministro da Saúde recebeu dirigentes do Sindacs-AL e da Fenasce na quinta-feira (10)


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu a direção da FENASCE, juntamente com o deputado federal Carlos Veras (PT-PE)na quinta-feira (10), em seu gabinete, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. 

Fernando Cândido explicou que o Ministério da Saúde precisa rever os parâmetros que definem o quantitativo mínimo dos agentes de combate às endemias passíveis de receber recursos da União para pagamento do piso. Pedimos a revisão dos parâmetros, pois eles não condizem com a realidade dos municípios brasileiros. A quantidade mínima é bem menor e com isso os recursos enviados pelo Governo Federal não dão conta da contratação do numero de ACE que realmente o município precisa. Com isso, dificulta o avanço das conquistas por parte da categoria.


O financiamento da Atenção Primária e a portaria do Incentivo Financeiro Anual (IFA) também foram temas discutidos com o ministro, que informou que irá analisar todas as demandas dos agentes e em breve dará uma resposta.



quarta-feira, 9 de abril de 2025

Sindacs-AL luta para garantir benefícios aos ACSs e ACEs de Colônia Leopoldina

 Nelson Cordeiro, Manoel Sarmento e Sérgio Leandro se reuniram com presidente da Câmara Municipal e com assessor de prefeito


Na terça-feira (8), o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e os diretores executivos Manoel Sarmento e Sérgio Leandro se reuniram com a presidente da Câmara de Vereadores de Colônia Leopoldina, Gal Fest, para buscar apoio do Poder Legislativo nas principais pautas dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. 

Manoel Sarmento informou que dentre os benefícios pleiteados pelos agentes estão o  Programa de Qualificação da Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), incentivo dos agentes de combate às endemias, incentivo de qualidade referente às equipes, do antigo Previne Brasil, e o rateio dos valores da parcela única. 

Nelson Cordeiro ressaltou que os ACSs e ACEs possuem direito a diversos benefícios e todos eles com recursos oriundos do Ministério da Saúde. “O Governo Federal possui uma ampla política de valorização da carreira dos agentes para garantir um melhor atendimento à saúde da população. Muitos municípios regulamentaram o rateio dos recursos para os trabalhadores, mas outros como em Colônia Leopoldina precisa avançar”, explicou. 

Os dirigentes sindicais também conversaram com o assessor do prefeito Gilberto Sobreira e entregou os modelos dos projetos de lei para regulamentar o repasse para os ACSs e ACEs. O assessor informou que irá passar para o setor jurídico e que na reunião com o prefeito já irão discutir com mais propriedade. 




terça-feira, 8 de abril de 2025

Servidores públicos de Maceió aprovam reajuste de 5% para 2025

 O percentual foi aprovado nesta terça-feira (8) durante Assembleia Geral do Movimento dos Servidores Públicos do Município de Maceió

Os servidores públicos de Maceió filiados a sete sindicatos (Sindspref, Sindsaúde Maceió, Sindacs-AL, Sindas-AL, Sindatran-AL, Sintcomarhp e Sindguarda-AL) aprovaram o reajuste salarial de 5% para 2025, parcelado em duas vezes: 2,5% em maio e 2,5% em outubro. Além do reajuste, a categoria garantiu a implantação das progressões por mérito de dois biênios (um ímpar e um par). A aprovação ocorreu nesta terça-feira (8) durante a Assembleia Geral realizada no Sindicato dos Urbanitários, no Farol.


O diretor executivo do Sindacs-AL, Fernando Cândido, esteve presente ao evento e ressaltou a importância da história de luta de todos os sindicatos na busca pela garantia dos direitos e da valorização da carreira da categoria. “Representamos o interesse dos trabalhadores e a cada ano avançamos mais pela efetivação dos direitos, pela melhoria da vida dos servidores e consequentemente pela garantia da realização de serviços públicos de qualidade para a população”, destacou. 


O presidente do Sindsaúde Maceió, Alesandro Fernandes, fez uma retrospectiva da evolução das negociações da data-base 2025, que começou com a Prefeitura de Maceió oferecendo 0%. “De 0%, passamos para 2%, depois para 4% parcelado em duas vezes e acabamos com a última proposta da gestão municipal, que foi 5%. Além desse percentual, também conseguimos para iniciar em maio, a implantação das progressões por mérito de dois biênios”, explicou. 


O presidente do Sindspref, Sidney Lopes, disse que a união dos sindicatos foi essencial para conseguir avançar no diálogo com os gestores municipais e obter um percentual que recompõe o salário dos servidores e garante ganhos reais, além da implantação das progressões que realiza um considerável aumento percentual nos salários dos servidores. “ Trabalhamos muito para conquistar a nossa meta de 8%, avançamos até os 5% para todos os servidores e garantimos a implantação das progressões para os sindicalizados, o que vai produzir mais de 10% de reajuste nos salários dos filiados e filiadas”, ressaltou .  

Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Município de Maceió

Sindspref - Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió e Região Metropolitana de Alagoas  

Sindsaúde Maceió - Sindicato dos Servidores da Secretaria de Saúde do Município de Maceió  

Sindacs-AL - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas 

Sindas- AL - Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas 

Sindatran-AL - Sindicato dos Agentes de Trânsito de Alagoas  

Sintcomarhp - Sindicato dos Trabalhadores da Companhia Municipal de Recursos Humanos e Patrimônio de Maceió  

Sindguarda-AL - Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas



segunda-feira, 7 de abril de 2025

Sindacs-AL participa de reunião sobre data-base dos servidores da Saúde de Atalaia

Diretor Municipal  Wanderson Nunes participou das discussões sobre data-base 2025, concurso público e situação do Atalaiaprev em reunião com a prefeitura



Na manhã desta segunda-feira (07), o diretor municipal do Sindacs-AL em Atalaia, Wanderson Nunes, participou de uma reunião com a Comissão de Sindicatos da Saúde na sede da Prefeitura Municipal de Atalaia para dar início às negociações da data-base 2025. O encontro contou com a presença de representantes de diversas categorias da Saúde e do procurador geral do município, Dr. Diego.

Além da discussão sobre o reajuste salarial, a pauta incluiu a realização de concurso público para a área da Saúde e a situação financeira do Atalaiaprev, previdência social do município, que preocupa os trabalhadores.

A Comissão encaminhou à Prefeitura de Atalaia uma proposta de 8% de reajuste salarial para  2025 e a atualização das tabelas salariais para os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias. O ajuste pode ser aplicado em janeiro (conforme repasses do Ministério da Saúde) ou em maio, na data-base do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) da Saúde de Atalaia, com pagamento retroativo a janeiro.

De acordo com Wanderson, a gestão municipal solicitou prazo para analisar as propostas, e uma nova reunião entre a Comissão e os gestores municipais está marcada para os próximos dias. “O Sindacs-AL está atuante e acompanhando de perto todas as tratativas. Vamos aguardar o retorno do Município sobre a análise da proposta enviada pelos servidores e a definição da data de aplicação, se é janeiro ou maio; além do encaminhamento de soluções para o Atalaiaprev”, ressaltou.


Sindacs-AL entrega demandas de ACSs e ACEs para gestores de Rio Largo

Reivindicações cobram iniciativas de valorização para a  categoria




O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e os diretores executivos Manoel Sarmento e Sérgio Leandro, se reuniram com o secretário municipal de Infraestrutura de Rio Largo, Gustavo Ferreira, na sexta-feira (4), para entregar algumas reivindicações dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. 


O secretário, que representou o prefeito Pedro Carlos, pediu desculpas pela ausência do cefe do Poder Executivo, que está em Brasília para conversar com o ministro Renan Filho e o senador Renan Calheiros. Manoel Sarmento destacou que o Gustavo Ferreira se mostrou interessado em atender as demandas da categoria, escrevendo uma nova história de respeito a todos, em especial aos funcionários públicos municipais. 


“A todos os funcionários da prefeitura de Rio Largo, e em nome dos agentes de saúde e endemias, desejamos uma maravilhosa administração e saibam que todos estamos torcendo pelo sucesso da vossa excelência, prefeito Pedro Carlos”, ressaltou Manoel. 


Sindacs-AL se reúne com gestores de Messias para tratar de benefícios a agentes de saúde

Rateio do PQA-VS e do incentivo do novo financiamento discutidos com gestores municipais



O Programa de Qualificação da Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) foi pauta de uma reunião na última sexta-feira (4), entre os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias e os gestores públicos de Messias. 

O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e os diretores Manoel Sarmento e Sérgio Leandro estiveram junto a uma comissão de ACSs e ACEs e o diretor municipal Marcelo para conversar sobre a criação e o rateio do PQA-VS e sobre o rateio do novo financiamento da Atenção Básica, que é o Incentivo Financeiro Anual (IFA), com  o secretário municipal de Administração e Finanças, Hugo, a coordenadora Michele, e os técnicos e contador, Marcelo e Wagner. 

De acordo com Nelson Cordeiro a reunião foi ótima e definiu alguns pontos importantes, como o pagamento do rateio do PQA-VS, o envio da lei do PQA-VS para à Câmara de Vereadores, o rateio do incentivo de qualidade do novo financiamento da Atenção Básica e a elaboração da lei do incentivo de qualidade, baseada nos indicadores do Ministério da Saúde. “Avançamos em todas as pautas e vamos continuar na luta pela garantia da efetivação de todos os direitos dos agentes de Messias”, ressaltou. 

O tema será discutido novamente na próxima reunião, quando a proposta de lei será apresentada e encaminhada à Câmara de Vereadores.


sexta-feira, 4 de abril de 2025

Sindacs-AL avança no diálogo sobre pagamento do IFA em Major Izidoro

Presidente Nelson Cordeiro e diretor Fernando Cândido reforçam diálogo com gestão municipal para garantir direito dos ACSs e ACEs



O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e o diretor executivo, Fernando Cânadido, se reuniram na quarta-feira (2), com os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Major Isidoro para tratar de uma pauta prioritária da categoria: o Incentivo Financeiro Anual (IFA), repasse do Ministério da Saúde destinado aos profissionais, mas que ainda não foi efetuado pelo município, apesar da regulamentação local.

Durante a ocasião foi criada uma comissão de ACSs e ACEs do município para acompanhar todo o trâmite para o pagamento do IFA. Os dirigentes e a comissão conversaram com o secretário municipal de Administração e Planejamento, Ibi Pita, para um diálogo transparente. De acordo com Nelson, o secretário expôs que apesar da atual falta de recursos, a gestão está empen hada em buscar soluções para quitar o benefício.

Nelson destacou a importância da negociação colaborativa e de lutar com transparência e empenho para avançar e conquistar todos os direitos em dia. "Reconhecemos a abertura do município para o diálogo e a disposição em resolver essa questão. O IFA é um direito assegurado, e confiamos que, com esforço conjunto, encontraremos um caminho para garantir seu pagamento aos agentes, que tanto dedicam à saúde pública", ressaltou. 

O Sindacs-AL acompanhará de perto todas as etapas para o pagamento do incentivo e manterá a categoria informada sobre os novos desdobramentos.


Sindacs-AL solicita regularização de ⅓ das férias dos ACSs e ACEs de São Luiz do Quitunde

 Presidente Nelson Cordeiro e diretor Fernando Cândido se reúnem com categoria para fortalecer a pauta municipal e nacional



Na última segunda-feira (31/03), o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e o diretor executivo, Fernando Cânadido, estiveram em São Luís do Quitunde para uma reunião com os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias do município. Os dirigentes falaram sobre as principais lutas a nível nacional e municipal, dentre elas o não pagamento do adicional de ⅓ de férias. 

O benefício previsto em lei para os trabalhadores, está sendo negligenciado pela gestão municipal e causando frustração nos servidores, o que impacta na redução da sua renda e desrespeita a legislação trabalhista. Nelson Cordeiro assumiu o compromisso do Sindacs-AL lutar lado a lado com os ACSs e ACEs para que a Prefeitura de São Luiz do Quitunde pague o que é de direito dos trabalhadores. "Não vamos tolerar descumprimentos que prejudiquem nossos filiados e filiadas. O ⅓ de férias é um direito constitucional, e vamos entrar com as medidas necessárias, inclusive jurídicas, para garantir que seja pago. A categoria não está sozinha nessa luta”, falou. 

Além de reforçar a luta nacional por melhores condições de trabalho e remuneração, como a viagem à Brasília pela aposentadoria especial, a regulamentação do Incentivo Financeiro Anual nos municípios alagoanos, Nelson e Fernando entregaram os cadernos de saúde produzidos pelo Sindacs-AL para os agentes.

Sindacs-AL convoca filiados de Maceió para discutir nova proposta de reajuste salarial

Assembleia Geral do Movimento dos Servidores Públicos do Município de Maceió acontece próxima terça-feira (8), às 9h, no Sindicato dos Urbanitários




A Assembleia Geral do Movimento dos Servidores Públicos do Município de Maceió, está marcada para a próxima terça-feira (8), às 9h, no auditório do Sindicato dos Urbanitários, Farol. O Sindacs–AL convoca todos os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Maceió para participar do evento, conhecer e discutir a nova proposta de reajuste salarial da Prefeitura de Maceió, para os servidores públicos municipais em 2025. 

A categoria defende 8% de reajuste salarial, pois contempla a soma do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPC-A) do ano anterior (2024), de 4,84%; e o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de Maceió de 2023, que foi 3,2%. Os sindicatos rejeitaram a proposta ofertada pela Prefeitura de Maceió, no dia 10 de março, pois ofereceram 4% parcelados, sendo 2% a serem implementados em abril e 2% em outubro.

O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, ressalta a importância da valorização salarial anual para garantir a eficácia dos serviços públicos de Maceió. “Quando o servidor é bem remunerado todos os serviços da cidade funcionam bem, ou seja, valorização salarial e da carreira é igual a serviços públicos de qualidade”, destaca. 


Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Município de Maceió


Sindspref - Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió e Região Metropolitana de Alagoas

Sindsaúde Maceió - Sindicato dos Servidores da Secretaria de Saúde do Município de Maceió

Sindacs-AL - Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas

Sindas- AL - Sindicato dos Agentes de Saúde de Alagoas 

Sindatran-AL - Sindicato dos Agentes de Trânsito de Alagoas

Sintcomarhp - Sindicato dos Trabalhadores da Companhia Municipal de Recursos Humanos e Patrimônio de Maceió  

Sindguarda-AL - Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas


quarta-feira, 2 de abril de 2025

Diretor do Sindacs-AL acompanha reunião da Atenção Básica de Marechal Deodoro com os ACSs

Gestores explicaram sobre os critérios de avaliação, acompanhamento e atualização para o recebimento do IFA no fim do ano 



O diretor executivo do Sindacs-AL, José Sebastião, esteve presente na reunião da Atenção Básica do Município de Marechal Deodoro na terça-feira (1º), no auditório Divaldo Suruagy, da Secretaria Municipal de Saúde. A coordenadora da Atenção Básica, Dra. Juliana, e o técnico da Informação, Gabriel, reuniu os agentes comunitários de saúde para explicar sobre os critérios que devem ser atendidos para o recebimento do Incentivo Financeiro Anual e orientar sobre as mudanças na divulgação e no acompanhamento das produtividades. 


Sebastião explicou que o evento foi uma ótima oportunidade para os ACSs tirarem todas as suas dúvidas a respeito do incentivo no valor de dois salários mínimos, que deve ser pago no final do ano. “Na última reunião da comissão ficaram estabelecidos 9 critérios que devem ser seguidos pelos ACSs e ACEs, hoje os gestores explicaram como será realizado e também mostraram todas as funcionalidades do aplicativo utilizado no tablet que os agentes fazem uso para cadastrar as famílias”, contou. 


Os agentes de combate às endemias de Marechal Deodoro também serão convocados para uma reunião com a Atenção Básica e a Vigilância Epidemiológica para tratar sobre os critérios do IFA. O Sindacs-AL acompanha cada reunião e detalhes das ações entre Município e trabalhadores com o objetivo de garantir os direitos de forma exitosa.

Sindacs-AL conquista apoio de parlamentar pela implantação do PCCR da Saúde de Santa Luzia do Norte

 Diretores executivos e comissão de ACSs e ACEs se reuniram com vereadora Flávia Oliveira


A implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Saúde de Santa Luzia do Norte ganhou um reforço importante na terça-feira (1º). Os diretores executivos do Sindacs-AL, Edvaldo Gonçalves e Alexsandro Norberto (Xandinho), junto com uma comissão de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias se reuniram com a vereadora Flávia Oliveira (PP), no Plenário Vereador Luiz Oliveira, para entregar a minuta do PCCR e conquistaram o seu apoio ao pleito. 


Além de organizar e normatizar as relações de trabalho na área da Saúde, o PCCR é uma política de valorização essencial para todos os trabalhadores e deve ser implementada nos municípios. Edvaldo Gonçalves ressalta que desde 2009 o Sindacs-AL está na luta pela criação do projeto de lei em Santa Luzia do Norte. “Essa é uma luta antiga no município e que agora avança nas mãos de uma vereadora, que também é enfermeira, e sabe na prática o valor de um ambiente que motive e valorize os trabalhadores”, destacou. 


O Sindacs-AL conquistou a criação das leis em diversos municípios alagoanos, entre eles, Pilar e Rio Largo. Flávia disse estar sensibilizada com a pauta e que irá fazer o possível para que avance em sua tramitação e implantação. “Sei que o Município só entra com a contra-partida, pois o salários vem direto do Ministério da Saúde, sendo assim ficam fácil negociar com os gestores”, falou. 


A vereadora informou que irá agendar uma reunião com o prefeito Correia Barros, o secretário municipal de Saúde e o setor jurídico para tratar sobre o assunto. Flávia também informou que depois dessa conversa com os gestores vai entrar em contato com os dirigentes sindicais e servidores, e depois colocar em pauta na sessão da Câmara Municipal. 




sexta-feira, 28 de março de 2025

Comissão do IFA de Marechal Deodoro define melhorias para divulgação e acompanhamento das produtividades

 Integrantes da comissão também analisaram os critérios que devem ser atingidos pelos ACSs e ACE’s


A Comissão do Incentivo Financeiro Anual de Marechal Deodoro reuniu-se, na manhã de quinta-feira

(27), com a coordenadora da Atenção Básica, Dra. Juliana, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde

. O objetivo foi analisar os critérios que devem ser atendidos para o recebimento do IFA e deliberar sobre

mudanças na divulgação e no acompanhamento das produtividades dos agentes comunitários de saúde e

dos agentes de combate às endemias.


O Sindacs-AL indicou quatro agentes para compor a comissão, todos presentes na reunião: as agentes comunitárias de saúde (ACSs) Jaqueline Menezes e Wellingta Maria, e os agentes de combate a endemias (ACEs) Anderson Fabiano e Maria Cristina. De acordo com Jaqueline, no dia 1º de abril será realizada uma reunião com todos os agentes para repassar o que foi definido em conjunto com a coordenadora da Atenção Básica. 'Entre as principais novidades está a forma como vamos acompanhar e divulgar as produtividades de cada um, que, a partir de abril, será repassada mensalmente aos agentes, permitindo que, ao final do ano, a avaliação seja feita de forma mais precisa e ágil', relatou.

Os critérios para a avaliação do IFA são:

  1. Cadastro de média de 500 indivíduos, com tolerância de 450.

  2. Atualização dos cadastros.

  3. Cadastros com CPF.

  4. Acompanhamento dos hipertensos.

  5. Acompanhamento dos diabéticos.

  6. Acompanhamento dos idosos.

  7. Acompanhamento das gestantes.

  8. Acompanhamento das crianças menores de 5 anos.

  9. Realização de pelo menos 2 atividades coletivas mensais.



quinta-feira, 13 de março de 2025

Sindacs-AL busca melhorias para ACSs e ACEs de Atalaia

Diretor do sindicato reforçou a importância de melhorar as condições de trabalho dos agentes



O diretor executivo do Sindacs-AL, Wanderson Nunes, cobrou melhores condições de trabalho para os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs) de Atalaia durante uma reunião com os profissionais, a secretária municipal de Saúde, Danielle Lobo, e o coordenador do Controle de Endemias, Marcos da Sucam, na quarta-feira (12).


A reunião foi solicitada por Wanderson Nunes e prontamente aceita pela secretária, destacando a importância de um diálogo aberto entre a categoria e a administração municipal. “Dentre os principais pedidos, estão itens essenciais como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), material para o dia a dia, bolsas e fardamentos”, explicou.

A secretária Danielle Lobo elogiou o trabalho realizado pelo Controle de Endemias no município, que tem apresentado resultados significativos no combate a doenças como a dengue, e informou que trabalhará junto com a prefeita Ceci Rocha para atender às demandas apresentadas.


O Sindacs-AL continua na luta e avança por meio do diálogo com os gestores municipais, reforçando o papel fundamental do sindicato na defesa dos direitos coletivos dos trabalhadores.

segunda-feira, 10 de março de 2025

Entidades sindicais rejeitam contraproposta de 4% de reajuste salarial para 2025

 Sindicatos aguardam nova reunião com a Mesa de Negociação da Prefeitura de Maceió




O presidente Nelson Cordeiro e o diretor executivo Fernando Cândido participaram da reunião da Mesa de Negociação, com a secretária municipal de Gestão, Mary Anne de Souza, nesta segunda-feira (10), na Secretaria Municipal de Gestão, no Centro. As entidades sindicais que representam os servidores públicos municipais de Maceió rejeitaram a contraproposta de 4% para o reajuste salarial do ano de 2025. A Prefeitura propôs pagar o reajuste em duas parcelas: 2% em abril e 2% em outubro deste ano.

Durante uma Assembleia Geral do Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Município de Maceió, realizada no dia 28 de janeiro, a categoria decidiu pleitear um reajuste salarial de 8%. Esse percentual foi sugerido após um cálculo feito pelas lideranças sindicais, que utilizou como referência o modelo adotado pelo Governo Federal, que considera o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPC-A) e o Produto Interno Bruto (PIB) como indicadores primários para a atualização salarial.



De acordo com o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, quando o prefeito valoriza o salário dos funcionários públicos ele está investindo na qualidade dos serviços prestados à população. “Ter uma política de valorização salarial com ganhos reais anualmente é garantir desenvolvimento social e econômico, além de refletir diretamente na melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos”, falou. 


Fernando Cândido ressalta que o percentual solicitado pelo Movimento Unificado respeita as diretrizes da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). "A Prefeitura de Maceió tem todas as condições de valorizar o salario da categoria com ganhos reais, respeitando a LRF", explicou.


Os dirigentes sindicais pediram que a secretária municipal de Gestão solicitasse uma nova proposta por parte do secretário municipal de Finanças, João Felipe, e do prefeito JHC.


Projeto de lei sobre o incentivo financeiro do componente de qualidade foi pauta de reuniões em Rio Largo

 


A criação do projeto de lei para realizar o rateio do incentivo financeiro do componente de qualidade foi tema de duas reuniões: uma com os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, e outra com os vereadores de Rio Largo. O diretor executivo do Sindacs-AL, Manoel Sarmento, esteve à frente dos dois eventos, que ocorreram nesta segunda-feira (10), na Câmara Municipal.


O componente de qualidade é essencial para o novo modelo de financiamento das equipes da Atenção Primária à Saúde, pois visa melhorar o acesso e a qualidade dos serviços oferecidos à população. Os valores são repassados pelo Ministério da Saúde às prefeituras.


De acordo com Manoel Sarmento, o Sindacs-AL é comprometido com a valorização da carreira dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). “Nosso sindicato trabalha para conquistar todos os direitos dos agentes dos municípios alagoanos, fortalecendo os trabalhadores, valorizando a nossa carreira e garantindo uma melhor qualidade de vida”, afirmou.


Em Marechal Deodoro, Sindacs-AL acompanha elaboração de projeto de lei sobre o incentivo financeiro do componente de qualidade

 


O diretor do Sindacs-AL, José Sebastião, se reuniu com o secretário Municipal de Saúde de Marechal Deodoro, Antônio José, e com a diretora de Atenção Básica, Dra Juliana, nesta segunda-feira (10), para acompanhar a elaboração do projeto de lei que trata sobre a regulamentação do repasse do incentivo financeiro do componente de qualidade para as eSF, eAP, eSB e eMulti. 


Além de saber sobre o projeto de lei, o dirigente sindical reforçou o pedido de uma conversa com o prefeito André Bocão para alinhar o reajuste salarial do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos ACSs e ACEs. José Sebastião também pediu um retorno em relação a dispensa dos pontos e ajuda de custo para os agentes que estarão viajando à Brasília para  participar de um movimento de luta pela aposentadoria especial da categoria. 


O secretário de Saúde informou que em breve a minuta do projeto de lei será enviado para a Câmara Municipal e assim que for aprovado o incentivo financeiro será rateado entre os membros da Atenção Básica. Antônio José também disse que o prefeito irá convocar o sindicato para falar sobre o reajuste salarial e informou que irá abonar os pontos das agentes Jaqueline Menezes e Nailma Maria Santos, que irão participar de ações pela valorização da carreira dos ACSs e ACEs.  


Para José Sebastião, o Sindacs-AL segue no diálogo e junto com a categoria para avançar nas conquistas. “Estamos sempre com muita disposição para garantir que as nossas pautas sejam prioridade nos municípios. Contem com o nosso trabalho!”, reforçou. 



segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Diretoria do Sindacs-AL conta histórico de lutas da categoria para o governador Paulo Dantas

 Após a inauguração do complexo da Grota Santa Helena, o governador ouviu as causas e desafios enfrentados pelos profissionais da saúde em Alagoas


O governador Paulo Dantas ouviu as história de lutas dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate de endemias (ACE) de Alagoas durante um encontro com o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, os diretores executivos, Fernando Cândido e Sérgio Leandro, e o vereador por Maceió, Allan Pierre. A reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira (17), após o evento de inauguração do acesso do complexo da Grota Santa Helena, no bairro de Chã de Jaqueira, em Maceió. 


O Sindacs-AL tem uma longo histórico na busca por reconhecimento, valorização e melhores condições de trabalho para os ACSs e ACEs. Desde sua criação, na década de 1990, o sindicato desempenha um papel fundamental na efetivação da categoria e na melhoria das condições de trabalho para esses profissionais, que atuam diretamente nas comunidades e são essenciais para a promoção da saúde e a prevenção de doenças.


Nelson Cordeiro destacou a importância do apoio do governador para garantir uma saúde pública mais eficaz, inclusiva e de qualidade. “A saúde pública no Brasil é organizada sob um modelo tripartite, que envolve três esferas de gestão: federal, estadual e municipal. O governo do estado atua como um intermediário, garantindo que as diretrizes federais sejam adaptadas e cumpridas, refletindo diretamente no bem-estar da população”, explicou.

Apesar dos avanços em algumas pautas, os ACSs e ACEs ainda enfrentam desafios, como a falta de reconhecimento institucional e a necessidade de condições de trabalho mais adequadas. Uma das grandes dificuldades da categoria é a implementação do piso salarial nacional de dois salários mínimos como vencimento inicial da carreira em Maceió, conforme explica Fernando Cândido.


“Realizamos uma greve em busca da aplicação da Emenda Constitucional 120/22, que dispõe sobre o piso salarial nacional da categoria. O movimento foi considerado legal pelo Tribunal de Justiça de Alagoas e durou quase dois anos, mas a Prefeitura de Maceió não demonstrou interesse em resolver a situação, permitindo que os casos de dengue aumentassem. Foi necessário encerrar a greve para não prejudicar os maceioenses”, relatou.

Mesmo diante de diversos obstáculos, o Sindacs-AL continua em frente e busca o diálogo com o Poder Executivo, além de realizar campanhas que demonstram a importância desses funcionários municipais para a saúde da população e que reforçam a exigência de que o governo municipal respeite a legislação e assegure o pagamento adequado.



quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Reunião em Craíbas discute desafios e avanços para ACSs e ACEs

 Nelson Cordeiro e Sérgio Leandro destacaram lutas a nível nacional e conversaram sobre aplicativo que o Município quer que os ACSs instalem


Na manhã desta quarta-feira (12), o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e o diretor executivo, Sérgio Leandro, se reuniram com os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Craíbas para falar sobre questões cruciais da categoria, como o novo financiamento da Atenção Primária à Saúde,a  insalubridade em grau máximo e o incentivo financeiros anual.

Durante o encontro, os representantes discutiram um novo aplicativo que a administração municipal decidiu instalar nos dispositivos dos profissionais. Este aplicativo, que conta com um sistema de geolocalização, visa acompanhar os ACS em campo. No entanto, o Sindacs-AL adotou uma postura cautelosa em relação à implementação desse aplicativo, apontando que os agentes já utilizam um sistema do SUS para realizar o acompanhamento das famílias.

“Compreendemos que a ferramenta pode ser útil, mas não podemos obrigar nossos agentes a adotá-la sem que haja garantias de retorno e respeito aos trabalhadores. Devemos ponderar, pois este aplicativo pode trazer mais obrigações sem compensação adequada, além de não ter eficácia e benefício compravado”, enfatizou Nelson Cordeiro. 


Sérgio Leandro destacou as bandeiras de luta do sindicato a nível nacional, como o incentivo financeiro, a aposentadoria especial e o curso técnico. Ele também anunciou que, em março, o sindicato planeja uma caravana rumo a Brasília. “Vamos reivindicar melhorias e reconhecimento da categoria a nível federal”, explicou.


Como encaminhamento da reunião, ficou acertado que o sindicato irá solicitar uma nova reunião com o secretário de saúde para debater as questões levantadas durante o encontro. A reunião também teve um caráter de adesão, com vários profissionais filiando-se ao sindicato. Além disso, foram entregues presentes aos ganhadores da campanha Aniversariante do Mês e foram entregues os Cadernos dos Agentes, criado pelo Sindacs-AL.