sábado, 11 de maio de 2013

Agentes debatem a lei que alterou o regime jurídico para estatutário em Maceió

LEI QUE ALTEROU O REGIME CAUSOU PREJUÍZOS AOS AGENTES. MAS, GARANTE PLANO DE CARREIRA E BENEFÍCIOS PARA OS MÉDICOS. 




     Na quinta, dia 09 de maio, deste ano os agentes representantes de vários distritos sanitários se reuniram na sede da CUT - Central Única dos trabalhadores para debater os prejuízos causados pela lei 6.114 que alterou o regime jurídico dos agentes de endemias. Fernando iniciou a reunião dando alguns informes das ações do SINDACS-AL, em seguida fez uma retrospectiva a respeito da última reunião e fez um breve relato das leis que alteraram o regime jurídico dos servidores da união e do município. Segundo Fernando estas legislações alteraram o regime dos servidores do Município e da União, mas garantiu o aproveitamento do tempo de serviço como celetista, relatou ainda que o STJ já pacificou o entendimento de que o tempo de serviço prestado anteriormente como celetista deve ser computado para todos os efeitos.
     A lei 6114 que alterou o regime jurídico para estatutário assegura aos Médicos o Plano de Carreira, mas para os agentes não, outro grande prejuízo é o fato de que a lei veda que o tempo de serviço como celetista seja computado para efeitos de progressões, além de que as férias terá como marco iniciou a data de publicação do decreto (2013). Foi informado ainda aos presentes que os encaminhamentos da última reunião foram cumpridos, ou seja, foi solicitada, através de ofício subscrito pelo SINDACS-AL e SINDAS-AL uma reunião com o Prefeito de Maceió; com a comissão de saúde da Câmara de Vereadores; com o Procurador Geral do Município; Secretário Municipal de Saúde; com a chefa da PRT - Procuradoria Regional do Trabalho e MPE - Ministério Público Estadual. Fernando informou que a audiência com a Procuradora chefa da PRT, Dra. Virgínia está agendada para segunda, dia 13 de maio, às 15h. Foi sugerido que a comissão dos agentes procure na terça, dia 14 de maio, às 15h os Vereadores para pedir apoio na luta pelo reconhecimento do tempo de serviço prestado como celetista e na garantia do PCC para os agentes.
A assessoria jurídica do SINDACS-AL tem estudado exaustivamente esta legislação e constatou que os Médicos tiveram o Plano de Carreira garantido através do artigo 3º da lei 6114. No entanto, os agentes só tiveram prejuízos com o advento desta lei. Precisamos correr contra o tempo para que principalmente os 177 Agentes de 2008 não tenham prejuízos irreversíveis, afirma Nelson Cordeiro, diretor do SINDACS-AL.