Diretor executivo do Sindacs-AL acompanhou aprovação da pauta para regulamentação de incentivos e participou de reunião com prefeito Marcos Silva
Em Messias, o Sindacs-AL avança na regulamentação de benefícios importantes para a carreira dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Na quinta-feira (5), o diretor executivo Manoel Sarmento participou de dois momentos essenciais para assegurar direitos: um na Câmara Municipal de Messias e outro no gabinete do prefeito Marcos Silva.
Durante sessão ordinária na Câmara Municipal, os vereadores aprovaram a pauta do incentivo de produtividade dos agentes de endemias (PQAVS) e ao rateio do incentivo de qualidade para as equipes do ESF, Saúde Bucal e eMulti, que serão votadas na próxima sessão dia 12 de junho. “"Essa é uma grande conquista para os agentes de Messias. A valorização desses profissionais é fundamental para a saúde de toda a comunidade. O Sindacs-AL segue firme na luta por melhores condições de trabalho e remuneração justa para ACS e ACE em todo o estado", falou Manoel.
O segundo momento foi uma reunião com o prefeito Marcos Silva que resultou em definições sobre as outras bandeiras de luta da categoria. O encontro contou com a presença da secretária municipal de Saúde Marcela Barros, do secretário de Finanças, Hugo, do técnico do Município, Marcelo, e do coordenador de Endemias, junto aos representantes municipais do Sindacs-AL, Marcelo, Valderez, Rosângela e Jandreane.
O principal ponto de pauta foi a solicitação e definição da criação da lei mensal do Incentivo de Qualidade, a porcentagem e data de pagamento do incentivo do PQAVS (Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde) para os ACE. Também foi discutido o rateio do Incentivo de Qualidade para as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Saúde Bucal e eMulti.
De acordo com Manoel, o prefeito Marcos Silva anunciou que o pagamento do PQAVS já será realizado no final deste mês e à lei mensal do Incentivo de Qualidade, uma nova reunião será agendada para definir os meses de pagamento, após sua aprovação. “O trabalho incansável dos dirigentes sindicaisé essencial para que as demandas dos agentes sejam ouvidas e atendidas, reafirmando a importância da categoria para a saúde da população alagoana”, destacou.
O Sindacs-AL segue acompanhando de perto esse processo para garantir que todos os direitos sejam assegurados.