quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Sindacs-AL avança na luta pela insalubridade dos ACSs e ACEs de Santa Luzia do Norte

 Nelson Cordeiro, Sérgio Leandro e Edvaldo Gonçalves discutem o processo de inslabridade, atualizam agentes e entregam cadernos de acompanhamento



Na manhã desta quinta-feira (26), o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, o diretor executivo, Edvaldo Gonçalves, e o diretor da Fenasce, Sérgio Leandro, promoveram uma Assembleia Geral com os agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde de Santa Luzia do Norte para discutir o processo referente a insalubridade dos servidores públicos municipais.

Recentemente, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) julgou procedente o pedido de insalubridade dos ACEs e ACSs, mas a prefeitura interpôs embargos, complicando a situação. Atualmente, os profissionais recebem 10% como adicional de insalubridade e reivindicam 20%, incluindo o pagamento dos retroativos.

Durante a reunião a categoria decidiu buscar um acordo de conciliação para destravar o processo e avançar nas negociações. Sérgio Leandro expôs as ações da entidade em Brasília e as lutas em andamento. “Estamos na luta para garantir três salários para os profissionais com o curso técnico, além da insalubridade de 40% e a aposentadoria especial”, contou.

Nelson Cordeiro destacou as iniciativas do sindicato e reafirmouo o apoio irrestrito aos ACSs e ACEs no enfrentamento da questão da insalubridade. “Vamos trabalhar para conquistar um acordo amigável, pois acredito que é a melhor maneira de fazer o processo avançar e assegurar o melhor para todos os envolvidos”, explicou.

Para Edvaldo Gonçalves a luta dos profissionais da saúde em prol de melhores condições e reconhecimento dos seus direitos é essencial. “Nossa luta sempre será para garantir a valorização da categoria e a melhoria do serviço prestado à população”, ressaltou.

Os dirigentes sindicais aproveitaram a oportunidade para entregar os cadernos de trabalho aos ACSs com orientações que visam aprimorar a organização das atividades realizadas pelos agentes comunitários.