sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Luta do Sindacs-AL garante 100% do IFA para ACSs e ACEs de Colônia Leopoldina



Graças ao trabalho do Sindacs-AL foi garantido o pagamento integral do Incentivo Financeiro Anual (IFA) dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Colônia Leopoldina. O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e o diretor executivo, Manoel Sarmento, celebram o reconhecimento vital para os profissionais.


Manoel Sarmento parabenizou os gestores municipais por cumprirem o compromisso firmado com os servidores. “Quero parabenizar a secretária de saúde, Elizângela Prazinho e sua equipe, que junto com o prefeito Manuilson, por ter cumprido com o que ficou acordado conosco”, disse. 


Nelson Cordeiro ressaltou a importância da valorização dos agentes. "Valorizar os ACSs e ACEs é fortalecer a base do nosso sistema de saúde, destacando o poder transformador da dedicação e do cuidado nos municípios", destacou. 


O Sindacs-Al celebra 25 anos de história com uma mensagem clara: juntos, somos mais fortes e podemos superar qualquer desafio que venha pela frente.


quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Sindacs-AL avança na luta pela insalubridade dos ACSs e ACEs de Santa Luzia do Norte

 Nelson Cordeiro, Sérgio Leandro e Edvaldo Gonçalves discutem o processo de inslabridade, atualizam agentes e entregam cadernos de acompanhamento



Na manhã desta quinta-feira (26), o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, o diretor executivo, Edvaldo Gonçalves, e o diretor da Fenasce, Sérgio Leandro, promoveram uma Assembleia Geral com os agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde de Santa Luzia do Norte para discutir o processo referente a insalubridade dos servidores públicos municipais.

Recentemente, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) julgou procedente o pedido de insalubridade dos ACEs e ACSs, mas a prefeitura interpôs embargos, complicando a situação. Atualmente, os profissionais recebem 10% como adicional de insalubridade e reivindicam 20%, incluindo o pagamento dos retroativos.

Durante a reunião a categoria decidiu buscar um acordo de conciliação para destravar o processo e avançar nas negociações. Sérgio Leandro expôs as ações da entidade em Brasília e as lutas em andamento. “Estamos na luta para garantir três salários para os profissionais com o curso técnico, além da insalubridade de 40% e a aposentadoria especial”, contou.

Nelson Cordeiro destacou as iniciativas do sindicato e reafirmouo o apoio irrestrito aos ACSs e ACEs no enfrentamento da questão da insalubridade. “Vamos trabalhar para conquistar um acordo amigável, pois acredito que é a melhor maneira de fazer o processo avançar e assegurar o melhor para todos os envolvidos”, explicou.

Para Edvaldo Gonçalves a luta dos profissionais da saúde em prol de melhores condições e reconhecimento dos seus direitos é essencial. “Nossa luta sempre será para garantir a valorização da categoria e a melhoria do serviço prestado à população”, ressaltou.

Os dirigentes sindicais aproveitaram a oportunidade para entregar os cadernos de trabalho aos ACSs com orientações que visam aprimorar a organização das atividades realizadas pelos agentes comunitários.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2024

Sindacs-AL participa de reunião sobre avaliação para pagamento do IFA em Marechal Deodoro

 Pagamento do incentivo financeiro anual reflete reconhecimento e valorização dos ACSs e ACEs


Nesta segunda-feira (23), o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e os diretores executivos José Sebastião, Fernando Cândido e Sérgio Leandro, participaram das discussões dos critérios e dos avanços na avaliação para o pagamento do Incentivo Financeiro Anual dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Marechal Deodoro. A reunião aconteceu na Unidade Básica de Saúde da Barra Nova com a comissão de avaliação, pela manhã avaliando 124 ACSs e a tarde 36 ACEs.  


De acordo com a legislação vigente, existem dez critérios para a avaliação, dos quais quatro foram efetivamente utilizado. Para os ACSs foram avaliados os indicadores de cadastramento de pessoas, atualização, inconsistência, e ausência de CPF;enquanto que para os ACEs foram avaliados os indicadores de campanhas, ações educativas, rendimento diário e cadastro de imóveis. Desses quatro critérios, se o ACS ou ACE atingir dois, ele terá direito a 50% de dois salários mínimos; mas se atingir os quatro critérios, ele terá direito aos 100% do incentivo, que equivale a dois salários mínimos R$ 2.824,00. 

Para Nelson Cordeiro o repasse do recurso federal para os servidores reflete o reconhecimento e a valorização do trabalho dos agentes que atuam em prol da saúde pública municipal.  “O pagamento do Incentivo Financeiro Anual é um passo importante para motivar esses profissionais, que são essenciais para a saúde da nossa comunidade”, destacou. 

Além de acompanhar a avaliação, os dirigentes sindicais visitaram as bases e atualizaram sobre as atividades de luta e as pautas a nível municipal e nacional.




sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Sindacs-AL discute implantação do PCCS dos ACSs e ACEs de Piaçabuçu


Com o intuito de discutir a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos ACSs e ACEs de Piaçabuçu, o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro e o diretor executivo Sérgio Leandro realizaram uma reunião com os agentes na quinta-feira (19). 


O PCCS valoriza e reconhece a importância da categoria para o Sistema Único de Saúde (SUS),  melhorando as condições de trabalho e, consequentemente, a qualidade dos serviços prestados à população. Nelson Cordeiro informa que a implantação do PCCS é uma bandeira de luta prioritária para o sindicato. “Um PCCS bem estruturado promove a profissionalização da categoria,  garantindo  melhores salários,  progressão na carreira com base em mérito e capacitação,  e  maior segurança jurídica para os trabalhadores”, destacou. 


Além do PCCS, os dirigentes sindicais atualizaram a categoria sobre as bandeiras de luta realizadas por meio da Fenasce, o novo financiamento da Saúde, o Incentivo Financeiro de Anual (IFA) e entregou o caderno de atividades para os agentes.


Sindacs-AL realiza reunião com ACSs e ACEs de Jequiá da Praia

Nelson Cordeiro, Sérgio Leandro e Edenilzo atualizaram categoria sobre principais bandeiras de luta


O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, o diretor executivo Sérgio Leandro e o diretor municipal Edenilzo, realizaram uma reunião com os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) de Jequiá da Praia na quarta-feira (18). O principal objetivo da reunião foi discutir o pagamento do incentivo financeiro anual, uma vez que o município possui legislação específica para realizar o repasse.

Nelson Cordeiro destacou que a regulamentação do incentivo financeiro garante o pagamento devido aos ACS e ACE. "Aqui em Jequiá, temos uma lei municipal, mas muitos municípios enfrentam problemas porque os prefeitos não efetuam os pagamentos devido à falta de legislação específica. Estamos trabalhando incansavelmente para que todos os municípios adotem essa regulamentação", afirmou.

Durante o encontro, os dirigentes sindicais também entregaram o "Caderno do Agente de Saúde", desenvolvido pelo Sindacs-AL, e discutiram suas principais bandeiras de luta em nível nacional, estadual e municipal. Entre essas bandeiras estão a aposentadoria especial, a insalubridade em grau máximo e o oferecimento de cursos técnicos.

Como encaminhamento da reunião, ficou decidido que será agendada uma audiência com o prefeito Felipe Jatobá para discutir a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da categoria.





sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Presidente do Sindacs-AL reforça importância da regulamentação do repasse do IFA nos municípios

 Nelson Cordeiro gravou vídeo para explicar sobre a necessidade de uma lei municipal específica para assegurar o pagamento do incentivo financeiro anual aos ACSs e ACEs



O Sindacs-AL é protagonista em defesa regulamentação do repasse do incentivo financeiro anual destinado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). O incentivo, enviado anualmente pelo Ministério da Saúde, visa reconhecer e valorizar o trabalho essencial desses profissionais para a saúde pública. No entanto, para que o pagamento ocorra, é imprescindível que cada município disponha de uma legislação específica que regule este repasse. O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, explicou a importância da lei municipal em um vídeo publicado nas redes sociais do sindicato.

"A regulamentação do repasse do incentivo financeiro anual em diversos municípios é uma vitória não apenas para os agentes, mas para toda a sociedade, pois garante que os profissionais responsáveis por promover a saúde estejam devidamente valorizados e motivados. Continuaremos a trabalhar incansavelmente para que todos os municípios adotem essa legislação, assegurando direitos e dignidade para os ACSs e ACEs ", ressaltou.


O Incentivo Financeiro Anual (IFA) é um salário-extra pago anualmente aos agentes de saúde pelo Ministério da Saúde, sendo regulamentado pelo decreto 8.474/15. O sindicato tem feito avanços significativos na regulamentação deste importante benefício em diversos municípios alagoanos, incluindo Coruripe, Coqueiro Seco, Marechal Deodoro, Jequiá da Praia, Murici, Messias, Piaçabuçu, entre outros.
Nelson Cordeiro fez um convite a todos os agentes para pressionarem os prefeitos que não regulamentaram o repasse, pois só por meio da adoção de medidas legais que o repasse será garantido. “Sem uma lei específica os prefeitos não pagam. E essa parcela extra do Ministério da Saúde é um investimento essencial na valorização da saúde pública e no fortalecimento do SUS”, destacou.







quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Sindacs-AL realiza Assembleia Geral com ACSs e ACEs de Olho d'Água das Flores

Durante reunião com categoria, sindicato esclareceu dúvidas e elaborou uma pauta para debater com o prefeito


Nesta quinta-feira (12), o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, acompanhado dos diretores Sérgio Leandro e Dilma Santana, conduziu uma Assembleia Geral no município de Olho d’Água das Flores. O encontro teve como objetivo esclarecer dúvidas dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, além de elaborar uma pauta que será discutida com o prefeito Zé Luiz.


Durante a assembleia, quatro agentes comunitários de saúde realizaram sua filiação ao sindicato, reforçando a importância da união e da representatividade. “A filiação ao sindicato é essencial para que possamos lutar juntos por melhores condições de trabalho e valorização da nossa categoria. A participação de mais profissionais fortalece nossa voz e a capacidade de reivindicar melhorias,” afirmou Nelson Cordeiro.


Além de elaborar um ofício para ser entregue ao prefeito com solicitações da categoria, entre elas o incentivo financeiro anual, Nelson esclareceu dúvidas a respeito da luta do sindicato e da Fenasce pela aposentadoria especial, que avança na Câmara dos Deputados com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/21.  


O presidente do Sindacs-AL aproveitou a viagem e entregou dois presentes referentes à Campanha Aniversariante do Mês Sindacs-AL de setembro. Os sortudos da vez foram os agentes Dilma e Aberlande.