quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Sindacs-AL se reúne com representantes dos ACSs e ACEs de Marechal Deodoro

Nelson Cordeiro, Fernando Cândido e José Sebastião levantaram as demandas da categoria para discutir com o secretário municipal de Saúde


O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e os diretores executivos, Fernando Cândido e José Sebastião, se reuniram na tarde de quarta-feira (11) 
com representantes dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Marechal Deodoro. O encontro teve como objetivo levantar as demandas da categoria que serão debatidas em uma reunião na quinta-feira (12) com o secretário municipal de Saúde, Sinval Clemente.

Dentre os principais assuntos a serem discutidos com o secretário estão a formalização da comissão de avaliação do incentivo financeiro de final de ano e a implantação das progressões por título.

Os dirigentes sindicais também aproveitaram a oportunidade para atualizar a categoria sobre as lutas a nível nacional. Fernando Cândido destacou os avanços em diversos projetos que valorizam a carreira dos ACSs e ACEs. “Estamos sempre avançando nas conquistas. A PEC 14/2021 teve recentemente seu texto admitido na Comissão de Constituição de Justiça da Câmara dos Deputados. Quando aprovada e sancionada, ela assegurará o direito à aposentadoria especial dos agentes. Além disso, também estão tramitando dois projetos importantes, um que visa aumentar para três salários mínimos o piso salarial nacional de quem concluiu o curso técnico e outro que aumenta o grau de insalubridade para 40%”, afirmou.

Nelson Cordeiro fez um resgate das lutas históricas do Sindacs-AL e explicou que ainda há um longo caminho a percorrer, mas que é necessária união e muito trabalho. “Somos um sindicato protagonista em diversas lutas, que garantiram muitas conquistas e valorização para a carreira dos agentes. Nossa atuação contínua nos municípios alagoanos e em Brasília garante o reconhecimento do trabalho dos agentes para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros”, ressaltou.