sexta-feira, 27 de setembro de 2024

José Sebastião conversa sobre avanços com equipe da saúde da família de Barra Nova

Sindacs-AL é protagonista na luta por valorização da carreira dos ACS e ACE de Marechal Deodoro



O diretor executivo do Sindacs-AL, José Sebastião, conversou com agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias da Unidade de Saúde da Barra Nova, em Marechal Deodoro, na quinta-feira (26). Durante o encontro, Sebastião explicou os avanços a nível municipal, as atividades de luta do momento e destacou a importância da qualificação com o nível técnico.

“Estamos na luta a nível nacional com três projetos: um que está na Câmara dos Deputados, a PEC 14/2021, que assegura o direito à aposentadoria especial dos agentes; um projeto para aumentar o piso salarial nacional para três salários mínimos para quem concluiu o curso técnico; e outro projeto que aumenta o grau de insalubridade para 40%”, explicou.

Para Sebastião, é muito importante que todos os ACS e ACE façam o curso técnico do programa Mais Saúde com Agente, oferecido pelo Governo Federal. “Além de se qualificarem e melhorarem seu desenvolvimento profissional, no futuro esses servidores estarão aptos a obter uma melhor valorização na carreira”, ressaltou.

O Sindacs-AL é protagonista na luta pela valorização da carreira da categoria em Marechal Deodoro. Sebastião compartilhou como estão as demandas junto ao secretário municipal de Saúde, Sinval Clemente, que, em reunião com o presidente Nelson Cordeiro, afirmou que publicará a portaria nomeando a comissão de avaliação do incentivo de final de ano. Ele também analisará o processo administrativo de efetivação de uma agente comunitária de saúde, com base na Emenda Constitucional 51, e despachará o processo administrativo de reavaliação do incentivo de final de ano.

“No passado, Marechal Deodoro tinha o pior salário da região. Perdíamos para Coqueiro Seco, Satuba, Barra de São Miguel, Roteiro, Anadia, Boca da Mata, e Santa Luzia. Hoje, nós temos o melhor salário, e isso tudo é fruto de muita luta”, finalizou.