quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

ACS’s e ACE’s de Pilar podem entrar em greve na próxima semana

 Funcionários públicos municipais cobram implantação do piso salarial nacional como vencimento inicial 




“Vamos decidir se entramos em greve ou não, durante uma Assembleia Geral,  na próxima quarta-feira, dia 20 de dezembro”, informa o diretor executivo do Sindacs-AL, Fernando Cândido, após o prefeito de Pilar, Renato Filho, faltar a uma reunião agendada nesta quinta-feira (14), com o sindicato, o advogado sindical e uma comissão de agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias do município. 

Os servidores públicos municipais foram recebidos pelo consultor da Prefeitura Municipal de Pilar, Gilmar, responsável pelas alterações no Plano de Cargos e Carreiras (PCC), que utilizou critérios equivocados para justificar um posicionamento contrário sobre a implantação do piso salarial nacional como vencimento inicial da carreira dos ACS’s e ACE’s.


Fernando Cândido expressou a insatisfação de todos os agentes com a situação. “O município de Pilar sequer, quer abrir um diálogo, estabelecer uma negociação. O que demonstra uma falta de respeito e de valorização com o trabalhador. O piso salarial nacional é um direito nosso. A Emenda Constitucional 120/2022 estabelece que os municípios devem atualizar seu PCC para aplicar o piso como vencimento base”, ressaltou. 


Após sair da Prefeitura, os agentes foram para a Câmara Municipal de Vereadores atualizar os parlamentares do município e solicitaram o comprometimento do presidente da Casa Legislativa, Tayronne Henry, para que não colocasse em pauta nenhum projeto de lei, que retirasse direitos dos ACS’s e ACE’s. Uma Assembleia Geral ficou agendada para ser realizada na próxima quarta-feira (20), às 8h30, na Câmara Municipal de Pilar.