quarta-feira, 26 de abril de 2017

SEMINÁRIO ESTADUAL DEBATE O PL (Projeto de Lei) Nº 6437/2016
FORMAÇÃO E ATRIBUIÇÃO DOS ACE E ACS






 
    Atribuições de agentes de saúde foram discutidas em Alagoas.

    A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o projeto de lei (PL6437/16) que define as atribuições profissionais dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias realizou um seminário, hoje (25/04), pela manhã, no auditório do sindicato dos Urbanitarios em Alagoas.

  Os debates foram coordenados pelo relator da comissão especial, deputado Valtenir Pereira (PMDB-MT). Segundo o relator, as atividades dos agentes comunitários de saúde foram regulamentadas em 2006 e precisam passar por revisão.

  O Presidente da FENASCE, Fernando Cândido reafirmou que não é contra o Projeto e que a federação não se abstém de debater qualquer Assunto que diga respeito a categoria. Vamos, inclusive propor alterações no texto para aprimorar o PL. No entanto, adiantamos que somos contra a aferição de pressão arterial e medição da Glicemia Capilar. E vamos defender com veemência o curso técnico de ACS e ACE!

    Fernando, falou da conjuntura de desmonte dos direitos da Classe trabalhadora, promovidos pelo Governo TEMER e seus aliados no Congresso.
 
    Na questão específica da Categoria o Presidente da FENASCE, ressaltou que os agentes correm um risco real. A proposta de fusão dos ACE e ACS em um único profissionais; O programa CRIANÇA FELIZ são exemplos disso.

     Por fim, Fernando ressaltou, que o PL por si só, não resolve o problema dos Agentes. O que de fato vai fazer com que a gente resista a essa política nefasta de ataques a nossa categoria , vai ser nossa União. Mas, uma união a partir da unidade de ação das entidades de representação Nacional.

    Propomos uma reunião, em caráter de urgência para discutirmos uma grande manifestação em Brasília, vamos debater nessa reunião também a possibilidade de fazermos paralisações Nacionais, e por que não, definir uma GREVE GERAL para arrancarmos o reajuste do PISO, finalizou, Fernando.