quarta-feira, 29 de maio de 2024

Em Messias, Sindacs-AL solicita pagamento de benefícios para ACS’s e ACE’s

 O diretor Manoel Sarmento participou de uma reunião com o prefeito Marcos Silva



Com o objetivo de garantir o pagamento do Previne Brasil dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Messias, o diretor executivo do Sindacs-AL, Manoel Sarmento, o coordenador de endemias, Cleiton, o diretor municipal Marcelo e uma comissão de ACS’s e ACE’s se reuniram com o prefeito Marcos Silva, nesta quarta-feira (29), em seu gabinete.

Além de tratar sobre o pagamento do incentivo financeiro por produtividade, os servidores públicos municipais também cobraram a criação do projeto de lei do Previne Brasil. Manoel Sarmento ressalta a importância da lei municipal para a categoria. “É necessário que a legislação municipal garanta o pagamento deste incentivo, pois nenhum gestor público poderá deixar de pagar esta valorização na carreira dos agentes”, explicou.

O Programa Previne Brasil é uma iniciativa do governo federal que visa melhorar a qualidade da atenção primária à saúde, por meio de indicadores de acesso e de qualidade que envolvem a gestão, o processo de trabalho e os resultados alcançados pelos profissionais e equipes de saúde. O prefeito se comprometeu em realizar o pagamento no mês de junho.

terça-feira, 28 de maio de 2024

Sindacs-AL e comissão de ACS’s e ACE’s entregam modelo de PL do PCCS da Saúde para gestor de Rio Largo

 Secretário de Saúde recebeu documento que consagra valorização da categoria nesta terça-feira (28)


Em Rio Largo, o diretor executivo do Sindacs-AL, Manoel Sarmento, acompanhou a comissão dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias durante uma reunião com o secretário municipal de Saúde, Thiago Pontes, na terça-feira (28), com o objetivo de alinhar pautas da categoria.

Manoel Sarmento destacou que durante a ocasião foi entregue o modelo do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Saúde em que o piso salarial nacional é considerado vencimento inicial da carreira dos agentes. “Nos reunimos para garantir que uma política pública importante para a valorização da carreira dos trabalhadores da saúde seja implantada em Rio Largo, o secretário se comprometeu em ler a matéria e estamos confiantes que o nosso trabalho vai produzir a melhoria da qualidade de vida dos funcionários públicos”, contou.

 A Emenda Constitucional nº 120, de 5 de maio de 2022, estabeleceu em dois salários mínimos o valor que deve ser pago aos ACS’s e ACE’s, este salário não deve ser considerado o teto da categoria e sim o vencimento inicial. O Sindacs-AL realiza um trabalho sistémico de fortalecimento dos direitos de todos os agentes filiados a entidade. 



segunda-feira, 27 de maio de 2024

Inscrições para a segunda turma do curso técnico “Mais Saúde com Agente” começa dia 3 de junho

Presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, convida todos os ACS’s e ACE’s de Alagoas, que não fizeram a primeira turma para se inscreverem


Inscrições para a segunda turma do curso técnico “Mais Saúde com Agente” começa dia 3 de junho e se estende até o dia 24 de junho. Estão aptos a participar da segunda turma, quem não fez a primeira e que estejam vinculados como trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), que exerçam atividade profissional nos municípios, que aderiram ao Programa Mais Saúde com Agente do Ministério da Saúde. Os agentes comunitários de saúde e de endemias, também devem ter formação de nível médio ou que estejam cursando o último ano do Ensino Médio ou matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio.

O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, convidou a todos os ACS’s e ACE’s de Alagoas para ter a formação técnica. “Este é um curso importante para toda a categoria, pois garante uma evolução na carreira e contribui para que os seus salários melhorem, principalmente nos municípios que possuem Plano de Cargos, Carreiras e Salários”, destacou.

A inscrição deve ser realizada exclusivamente por meio do endereço eletrônico: https://maissaudecomagente.ufrgs.br/inscricao  , a partir das 06h do dia 03/06/2024 até às 23h59min do dia 24/06/2024.

Para participar o agente deve enviar a seguinte documentação nos formatos PDF, JPG  ou JPGE, legível e com no máximo 1mb cada.

  • ·         Documento de identificação atualizado do candidato, com CPF, foto que permita identificação do titular, deve estar em bom estado de conservação e que tenha sido expedida por órgãos legalmente autorizados, como o RG ou Carteira de Motorista;
  • ·         Certificado de Conclusão do Ensino Médio, seja na modalidade de ensino regular, seja na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA)(ou equivalente);
  • ·         O candidato que estiver cursando o último ano do Ensino Médio ou matriculado na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio deverá anexar, no momento da inscrição, o comprovante atualizado de matrícula, com expedição em 2024.

 

Serão ofertadas 52.826vagas para o curso técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias e 127.174 vagas para o curso técnico em Agente Comunitário de Saúde pela UFRGS na modalidade a distância, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Ambos os Cursos também contarão com atividades presenciais, práticas, a serem realizadas no local de trabalho do agente de saúde junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). 



terça-feira, 21 de maio de 2024

STJ considera legal greve dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Maceió

 Município de Maceió teve recurso do pedido de suspensão de greve negado pela presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Maria Thereza


Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias (ACS’s e ACE’s) de Maceió comemoram uma grande vitória da luta pela implantação do piso salarial nacional como vencimento inicial da carreira da categoria na capital alagoana. Na terça-feira (14), a presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, indeferiu o recurso de pedido de suspensão de greve do Município de Maceió.

Nesta terça-feira (21), os representantes das entidade que compõe o Movimento Unificado pela Implantação do Piso Salarial dos ACS e ACE de Maceió, presidente do Sindsaúde Maceió, Alesandro Fernandes, do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, do Sindas-AL, Adeilton Ferreira, e o servidor público, Mauricio Sarmento, divulgaram um vídeo nas suas redes sociais reforçando a legalidade da greve e a continuidade da luta pelos direitos constitucionais da categoria.

Alesandro Fernandes explica que a Justiça negou mais um recurso da Prefeitura de Maceió e fortaleceu a luta dos trabalhadores. “Representamos uma classe importante para a saúde pública, que conseguiu após muitos esforços a valorização da sua carreira. E é com força e união, que não vamos aceitar nenhum direito a menos!”, destacou.

 

A sanção da Emenda Constitucional 120, de 5 de maio de 2022, que dispõe sobre o piso salarial nacional de dois salários mínimos para os ACS’s e ACE’s foi um avanço enorme na valorização da carreira destes trabalhadores e por isso Nelson Cordeiro explica que todos os dirigentes sindicais estão com o compromisso de conquistar a efetivação desta lei em Maceió. “A indeferimento do recurso do Município de Maceió só prova que estamos no caminho certo e a luta continua”, ressalta.

 

Os ACS’s e ACE’s estão em greve há um ano e nove meses, conforme a Lei da Greve, Lei nº7.783, de 28 de junho de 1989. O movimento paredista foi considerada legal no dia 31 de outubro de 2022, o desembargador do TJ-AL, Ivan Vasconscelos



quarta-feira, 8 de maio de 2024

Sindacs-AL e CUT-AL debatem fortalecimento da luta da classe trabalhadora

 Dirigentes analisaram conjuntura atual durante um café da manhã


O presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e os diretores executivos Fernando Cândido, José Sebastião e Adelida Maria receberam o presidente da CUT-AL, Luciano Alves, e os dirigentes Rilda Alves e Vicente Oliveira para debater a conjuntura atual e a necessidade do fortalecimento da luta da classe trabalhadora durante um café da manhã nesta quarta-feira (8), na sede do sindicato, em Maceió.

Os dirigentes da CUT-AL destacaram a importância de revogar a reforma da previdência e a reforma trabalhista para garantir que o Brasil siga rumo ao desenvolvimento com a melhoria da qualidade de vida do trabalhador, que deve ter valorização da sua carreira e aposentadoria digna.

Ferndo Cândido e Nelson Cordeiro reafirmaram o compromisso com a Central Única dos Trabalhadores para defender os interesses dos servidores públicos municipais. “Estamos juntos como entidade para fortalecer o movimento sindical e valorizar a negociação coletiva para trazer mais benefícios aos trabalhadores alagoanos”, reforçou. 



terça-feira, 7 de maio de 2024

Em Marechal Deodoro, Sindacs-AL cobra implantação das progressões por mérito no PCCR

 Nelson Cordeiro e José Sebastião se reuniram com o prefeito Cacau


Com o objetivo de cobrar agilidade na implantação das progressões por mérito no Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias de Marechal Deodoro, o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, e o diretor executivo, José Sebastião, se reuniram com o prefeito Cacau, na noite de segunda-feira (6), no gabinete do chefe do Poder Executivo.

De acordo com José Sebastião, o prefeito solicitou a planilha com todos os processos de progressões do secretário municipal de Saúde, Sival Clemente. “Estaremos acompanhando a planilha e dialogando com a gestão para garantir a celeridade necessária para os processos serem implantados”, destacou.

Nelson Cordeiro explicou a importância de valorizar a categoria, uma vez que esta realiza um trabalho primordial para a saúde dos deodorenses. “Um servidor público municipal valorizado é a certeza de um excelente serviço prestado a população com a melhoria contínua dos serviços de saúde”, contou. 



sexta-feira, 3 de maio de 2024

Culto de Ação de Graças celebra 12 anos de efetivação dos ACS's e ACE's de Maceió

 


Os 12 anos de efetivação dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Maceió foi celebrado durante um Culto de Ação de Graças,  na manhã de quinta-feira (2), no auditório do Sindicato dos Urbanitários. 

De forma expressiva, os ACS’s e ACE’s da capital alagoana participaram do evento ao lado do presidente Nelson Cordeiro e dos diretores Fernando Cândido, Sebastião, Vieira e Jucilene. Nelson Cordeiro destacou os testemunhos, louvores, agradecimentos e a pregação do reverendo João Luiz, que enquanto vereador de Maceió deu sua contribuição para o projeto de lei que criou os cargos dos agentes comunitários de saúde, em 2002.

"Este dia é muito importante para nossa categoria celebrar a efetivação do seu cargo, que desempenha um papel fundamental para a saúde da população maceioense. Somos gratos a Deus e a todos os atores para que em 2002 nossa carreira fosse valorizada", disse.

Além da celebração, compartilhamos de um delicioso lanche com bolo e salgados e os participantes receberam de presente um kit com garrafa termina e adesivos.