quinta-feira, 4 de abril de 2024

GREVE ACS’s e ACE’s de Maceió: Movimento Unificado se reúne com desembargador Márcio Roberto

Lideranças sindicais cobram implantação do piso salarial nacional como vencimento inicial da carreira dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias de Maceió


O Movimento Unificado pela Implantação do Piso Salarial dos ACS e ACE de Maceió, composto pelo presidente do Sindsaúde Maceió, Alesandro Fernandes, do Sindas-AL, Adeilton Ferreira,  e do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro; se reuniram com o desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), Márcio Roberto, nesta quinta-feira (4), na sede do TJ-AL, para tratar sobre o pedido de suspensão de greve, requerido pela Prefeitura Municipal de Maceió, no dia 20 de março de 2024.

O processo nº 0808026-54.2022.8.02.0000 está sob responsabilidade do desembargador Márcio Roberto que se comprometeu em analisar e dar um retorno ao movimento. Nelson Cordeiro informa que conta com o apoio do poder judiciário para que os agentes comunitários de saúde e os de combate às endemias tenham o seu direito garantido.

“O Sindacs-AL tem sucesso na luta pela implantação do piso salarial nacional como vencimento inicial da carreira dos ACS e ACE em diversos municípios. Infelizmente, Maceió não é um deles e por isso estamos há mais de um ano em greve, comprometidos na conquista desta luta que é essencial na política de valorização da carreira da categoria”, explicou.

Greve

No dia 31 de outubro de 2022, o desembargador do TJ-AL, Ivan Vasconscelos, considerou a greve legal.  Há um ano e cinco meses, os ACS’s e ACE’s de Maceió estão realizando o movimento paredista conforme a Lei da Greve, Lei nº7.783, de 28 de junho de 1989, com o objetivo de conseguir a implantação do piso salarial nacional como vencimento inicial no Plano de Cargos, Carreira e Salários da categoria, como estabelece a Emenda Constitucional 120, de 5 de maio de 2022.